Advertisement

Novo bombardeiro stealth dos EUA já está realizando testes em solo

Futuro bombardeiro estratégico dos EUA B-21 RAIDER USAF

A Northrop Grumman confirmou que o B-21 Raider, novo bombardeiro stealth da Força Aérea dos EUA, já está passando por testes de solo. A aeronave furtiva – quase invisível aos radares – deve voar pela primeira vez no final de 2022. 

“O programa B-21 continua a fazer um excelente progresso”, diz Tom Jones, presidente da Northrop Grumman Aeronautic Systems, ao portal Flightglobal

“Nosso cliente forneceu recentemente uma atualização de que seis B-21 estão em fluxo em nossa linha de produção em Palmdale. Tenho o prazer de compartilhar que isso já mudou, pois nossa primeira aeronave de teste saiu da linha e entrou no teste de solo formal.”

USAF B-21
Concepção artística do B-21 Raider. Imagem: Northrop Grumman.

O B-21 que está realizando os testes faz parte de um lote inicial de cinco aeronaves. Uma sexta unidade já está em produção na linha da Northrop em Palmdale, Califórnia.

Jones acrescenta que a parceria da empresa com o Escritório de Capacidades Ligeiras da USAF e o Comando de Ataque Global dos EUA acelerou o processo de desenvolvimento do bombardeiro, bem como novas práticas de negócios e engenharia digital.

De acordo com Jason R. Armagost, diretor de Planos Estratégicos, Programas e Requisitos da USAF, o roll-out e o voo inaugural da aeronave furtiva devem ocorrer no final de 2022, embora a data exata ainda não tenha sido confirmada para nenhum dos ventos.

Projeção artística de um B-2 Spirit junto de um B-21 Raider. Autor desconhecido.
O B-21 Raider está sendo desenvolvido para substituir o bombardeiro supersônico B-1B Lancer. Ao mesmo tempo, a aeronave deverá complementar – e futuramente também substituir – o B-2 Spirit, atualmente o único bombardeiro furtivo em operação nos EUA, também fabricado pela Nortrhop.
 
Acredita-se que o Raider também terá capacidade de atuar em conjunto com enxames de drones, assim como a possibilidade de uma variante não tripulada. 
 
Antes de entrar em serviço, o B-21 passará por testes junto à USAF. As avaliações serão realizadas pelo 420º Esquadrão de Teste de Voo, baseado na Base Aérea de Edwards, na Califórnia. 
 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: B-21, Northrop Grumman, usaexport, USAF