• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Novo Gripen da FAB decola de Navegantes para Anápolis

F-39 Gripen 4107 chegou em SC na segunda-feira e decolou para Anápolis na sexta-feira (15). Foto: Saab.
F-39 Gripen 4107 chegou em SC na segunda-feira e decolou para Anápolis na sexta-feira (15). Foto: Saab.

O mais recente F-39 Gripen entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) decolou na manhã desta sexta-feira (15) do Aeroporto Victor Konder, em Navegantes (SC). O caça seguiu para a Base Aérea de Anápolis (GO), onde será operada pelo Esquadrão Jaguar. 

De matrícula FAB 4107, o Gripen chegou ao país no início da semana a bordo do navio MV Florijngracht, que deixou a Suécia com a aeronave em novembro. Após uma viagem de três semanas, a embarcação já estava na costa brasileira na última sexta-feira e após a atracação no terminal portuário de Navegantes, a aeronave foi desembarcada na terça-feira (12). 

Do porto, o Gripen foi rebocado pelas ruas de Navegantes até o Aeroporto, onde técnicos da Saab instalaram o assento ejetor e fizeram testes de motor e sistemas. Concluída esta fase, o jato fez sua primeira decolagem no país nesta manhã. Conforme o portal Aviação em Floripao Gripen deixou o solo catarinense às 10h36, sob os comandos do Tenente Coronel Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, piloto de ensaio do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) da Força Aérea. 

Confira a decolagem no vídeo do canal LEANDRO LS, que também registrou o transporte do avião para o aeroporto e os testes em solo. 

Desde 2020 o Brasil já recebeu oito caças Gripen. O primeiro, FAB 4100, é a aeronave usada pela Embraer e Saab para testes e desenvolvimento conjunto a partir do Centro de Ensaios em Voo do Gripen na Embraer, em Gavião Peixoto (SP). As demais aeronaves (FAB 4101 a 4107) estão com o 1º Grupo de Defesa Aérea, em Anápolis, unidade responsável pela implantação em serviço. 

Ao todo, 36 caças foram adquiridos em 2014 pela Aeronáutica, sendo 28 F-39E monopostos e oito F-39F de dois assentos. Brasil e Suécia também negociam mais 12 a 15 Gripens, em uma venda casada de cargueiros KC-390. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.