Advertisement

Novo míssil atinge capacidade operacional inicial com os Fuzileiros Navais dos EUA

AGM-179 AH-1Z USMC míssil

O Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA declarou no dia 01/03 a Capacidade Operacional Inicial (IOC) para seu mais novo armamento de precisão, o míssil ar-solo AGM-179A Joint Air-to-Ground Missile (JAGM). 

O JAGM é um programa conjunto com o Exército. Trata-se de um míssil guiado que combina orientação a laser semiativa e radar de ondas milimétricas, desenvolvido a partir do projeto AGM-169, mais antigo e que não obteve sucesso.

O míssil foi desenvolvido pela Lockheed Martinpara substituir outros três mísseis já usados pelo US Army e USMC: AGM-114 Hellfire, AGM-54 Maverick e BGM-71 TOW. É uma munição guiada de precisão ar-superfície (PGM) empregada a partir de aeronaves não tripuladas, helicópteros e plataformas de asa fixa para destruir alvos terrestres e marítimos de alto valor, estacionários ou em movimento.

Imagem: Lockheed Martin.

“A IOC é um marco importante para o programa JAGM e um aumento significativo na capacidade do AH-1Z”, disse o Commander J. Reid Adams, vice-gerente do programa de mísseis guiados de precisão. “Esta conquista é um verdadeiro testemunho dos esforços incansáveis ​​feitos por tantos em todo o Departamento de Defesa e nossos parceiros do setor para apoiar o combatente.”

A IOC foi atingida pelos Fuzileiros a partir dos testes com seu principal helicóptero de ataque, o AH-1Z Viper. 

Foto: US Navy.

O programa JAGM completou com sucesso um período completo de Teste e Avaliação Operacional Inicial com uma recomendação para colocar o míssil em operação. Os pilotos do AH-1Z testaram o JAGM na costa da Flórida em novembro de 2021 e realizaram testes em terra no Arizona em dezembro de 2021.

A IOC foi alcançado com mísseis, treinamento e equipamentos de suporte entregues ao Esquadrão de Helicópteros de Ataque Leve da Marinha 267 para apoiar uma próxima implantação com a 13ª Unidade Expedicionária da Marinha.

“A incorporação de sistemas como o JAGM no AH-1Z é essencial para manter a plataforma na vanguarda das capacidades de combate”, disse o Coronel Vasilios Pappas, gerente do programa de helicópteros leves e de ataque H-1 do USMC.

Foto: US Navy.

Segundo o NSAWC, O JAGM fornece letalidade aprimorada, flexibilidade operacional e uma pegada logística reduzida para a plataforma H-1. É parte de um esforço para atualizar as aeronaves AH-1Z e UH-1Y Venom em alinhamento com a visão do comandante de modernização da força para manter uma vantagem competitiva contra potenciais adversários.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: AH-1Z, Míssil, usaexport, USMC