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O dia em que o 747 da NASA ‘aprendeu’ um novo truque defensivo

NASA

ônibus espO ano é 1983, período em que ainda ocorria não só a Guerra Fria, mas também o momento em que os Estados Unidos tinham a NASA como vitrine para impor o seu poder tecnológico espacial.

Sabendo disso, a NASA preparou o seu único Boeing 747 usado como plataforma de transporte do ônibus Espacial Enterprise para exposição do maior show aéreo de destaque no continente europeu, estamos falando do Paris Air Show de 1983.

No entanto, a sua ida para a Europa necessitou que a aeronave aprendesse novos ‘truques’, o que significava levar o Enterprise praticamente ao lado do quintal da União Soviética.

De acordo com o site The Drive, o único Boeing 747 de matrícula N905NA da NASA, na época, recebeu um sistema infravermelho antimíssil apelidado de Have QRC-81-01. Apesar da novidade na aeronave, a NASA não tem nenhuma informação a respeito deste sistema de proteção, que aliás, foi utilizado pela primeira vez na prática para essa missão na Europa.

Note o sistema antimísseis abaixo da asa Foto: The Drive

Para se ter uma ideia da tamanha importância da instalação do novo sistema, o QRC-81-01 foi utilizado em variantes do radar E-3 Sentry, bem como em diversos modelos das aeronaves de inteligência RC-135 e EC-135.

Como o sistema de defesa de mísseis era algo totalmente novo na época para uma aeronave civil, os pilotos do 747 foram obrigados a guardar o “novo segredo” a sete chaves, mesmo que fossem questionados sobre os novos sistemas instalados abaixo das asas, algo que era incomum para uma aeronave em exposição.

Curiosamente, o sistema designado se baseava em despistar mísseis de busca de calor, o QRC-81-01 conta com oito emissores, sendo que quatro deles estão localizados atrás dos motores, um ponto estratégico, pois o motor é um dos principais meios de emissão de calor de uma aeronave.

NASA
N905NA e o ônibus espacial Enterprise durante a sua exibição no Le Bourget de 1983 Foto: Eric Salard via Flickr

Apesar de o Enterprise nunca ter ido ao espaço, o uso de uma plataforma de transporte para um ônibus espacial era um dos pilares a se comemorar na NASA, já que os soviéticos estavam desenvolvendo o Antonov An-225 especificamente com o mesmo propósito.

Como o Paris Air Show de 1983 era uma oportunidade única fora dos Estados Unidos do público acompanhar de perto a capacidade da NASA em promover o seu programa espacial, a agência não se importou muito em ter um dos seus ‘laboratórios voadores’ perto do público, tanto é que fizeram questão de realizar um voo durante o show aéreo, algo que não estava programado em um primeiro momento.

Apesar de a NASA não ter recebido sequer uma ameaça, o terrorismo já estava imergindo em algumas nações no oriente médio na década de 1980, além da passagem por Le Bourget, na França, o 747 transportou o Enterprise para Bonn-Colônia, antiga Alemanha Ocidental, além da base aérea da RAF em Fairford, na Inglaterra, algo que não era de se preocupar.

Mesmo que seja intrigante, a NASA nunca se pronunciou oficialmente sobre o assunto, principalmente pelo fato de ter em suas mãos um dos sistemas antimísseis mais modernos da época, mas que sem dúvidas, não perdeu a oportunidade de mostrar os seus avanços tecnológicos frente a União Soviética.

Com informações: The Drive 

 

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Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Boeing 747, NASA, Notícias, Notícias de aviação, Ônibus Espacial, usaexport