Advertisement

O plano da Pratt & Whitney para resolver os problemas dos motores GTF

Motor Pratt & Whitney GTF PW Airbus A320neo FAA

Nos últimos tempos a Pratt & Whitney tem estado divida entre as vendas que cresceram e mostram evolução do setor após o período critico, com o lado dos crescentes problemas dos motores GTF que afetam os operadores de Airbus A220 e A320neo.

Para todos esses problemas, a fabricante apresentou o seu ‘Roteiro para o futuro’, que terá como foco principal a resolução dos atuais problemas nos motores GTF. A Pratt & Whitney percebeu que apesar do número de vendas ter crescido em bons níveis, há mais motores entrando em manutenção do que em nova vendas.

Tais problemas afetaram duramente empresas onde o Airbus A220 ou o A320neo são as principais aeronaves como da indiana Go First que precisou suspender suas operações pois aterrou mais da metade de sua frota com problemas nos motores GTF.

Em uma recente atualização para o motor, a PW mudou a configuração de hardware ‘Block D’, que atualmente abrange 60% das aeronaves segundo a fabricante. 

A mudança permite que a fabricante em diminuir a retirada de motores para manutenção de forma prematura. A nova configuração também vai permitir uma maior durabilidade e o aumento da vida útil de peças como combustor, rotor das pás do motor e melhorias nas vedações de óleo.

A Pratt & Whitney também prometeu aprimorar o desing visando elevar a durabilidade dos motores GTF.

“A progressão de maturidade que planejamos para o GTF é comparável ao nosso histórico no motor V2500. Temos mais aprimoramentos de design à frente em 2024 e 2025 para melhorar ainda mais a durabilidade, incluindo técnicas aprimoradas de perfuração de furos de turbina, combustor e padrões de furos de resfriamento modificados”, disse Matt Teicholz, vice-presidente de engenharia para programas de motores GTF.

Pratt & Whitney Motores Aeronaves
Foto: Pratt & Whitney

Pois segundo um levantamento da empresa, cerca de 75% de seus clientes que operam em regiões mais frias estão com níveis dentro do esperado, porém a outra parte dos operadores em regiões quentes estão com níveis de abaixo do esperado, fazendo com que a aeronave seja retirada mais vezes ou por mais tempo de operação para manutenção no motor GTF.

Como parte do plano de ‘Roteiro para o futuro’, a PW também irá ampliar e capacidar suas linhas e manutenção de motores ao redor do mundo, principalmente para que todos estejam capacitados e preparados para aplicar a nova atualização ‘Block D’.

Segundo a fabricante, o tempo de resposta para as revisões dos motores GTF será elevada de forma gradativa. 

“A recuperação levará tempo, mas temos aumentado a produção ao longo deste ano, estabelecendo níveis mais altos de remessas de nossa rede MRO a cada mês. Em maio, produzimos mais motores do MRO do que nossos clientes removeram para manutenção”, disse Rick Deurloo, presidente de Motores Comerciais da Pratt & Whitney.

Até o final do ano, a PW quer aumentar o número de aeronaves retornando ao serviço, algo que segundo a empresa tem acontecido de forma gradativa. 

A Pratt & Whitney afirma que há progresso na resolução dos problemas da cadeia de suprimentos, algo que também cooperou para afetar a frota global de Airbus A220 e A320neo. A empresa tem mais de 10.000 encomendas para o motor GTF, incluindo recentes encomendas da United e da LATAM para aeronaves A321neo e XLR.

Matt Teicholz, reforçou a confiança no produto e valorizou a economia que o motor GTF proporciona as empresas:

“O motor GTF é um programa único em uma geração que moldou o futuro da aviação sustentável – fornecendo até 20% menos em consumo de combustível e CO2 por viagem e até 25%  redução por assento. Nossos operadores sabem que o GTF é o motor mais econômico e sustentável para aeronaves de corredor único. Não se engane – o fan com engrenagem é a arquitetura de hoje e de amanhã.”

Veja também:

 

 

Com informações da Pratt & Whitney

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.