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O que os pilotos querem? 6 dicas para atrair e reter os melhores talentos

Piloto carreira

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) relatou uma escassez significativa de pilotos no setor de aviação, com uma estimativa de 27.000 vagas no final de 2021. Da mesma forma, a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) prevê que essa escassez continuará a crescer, com mais de 350.000 pilotos necessários até 2026 para sustentar as operações.

De acordo com Alison Dsouza, diretora da Aerviva Aviation Consultancy, uma consultoria internacional com sede em Dubai, especializada em recrutamento de aviação e gerenciamento de documentos, há muitas razões pelas quais os pilotos escolhem uma companhia aérea em detrimento da outra. Reputação de origem a compensação – os pilotos estão em posição de escolher uma empresa que melhor se adapte às suas necessidades. Hoje, ela compartilha dicas e sugestões que as companhias aéreas devem considerar ao tentar atrair os melhores talentos.

Salário e benefícios competitivos

A remuneração é um fator crítico para os pilotos ao avaliar uma nova oportunidade de trabalho. “Longe vão os dias em que os pilotos mudavam de empregador com base apenas em seu salário”, observa Dasouza.  “No entanto, a remuneração e os benefícios que as empresas fornecem ainda têm uma influência significativa nas decisões de emprego. Oferecer um pacote competitivo de salários e benefícios, incluindo seguro de saúde, planos de aposentadoria e benefícios de viagem, pode ser altamente atraente para os pilotos. “

Oportunidades de crescimento na carreira

As companhias aéreas que priorizam o avanço na carreira e as oportunidades de crescimento são mais propensas a atrair e reter os melhores talentos de pilotos. O treinamento contínuo, os caminhos de avanço da gestão e a capacidade de voar vários tipos de aeronaves são exemplos de tais oportunidades. De acordo com Dsouza, “as companhias aéreas devem investir em seus funcionários, fornecendo programas de treinamento e demonstrando um compromisso com a melhoria de suas habilidades. Incentivar o crescimento interno e promover a partir de dentro deve ser um foco principal para as empresas. Por exemplo, a oportunidade de se tornar um capitão dentro da companhia aérea é uma perspectiva atraente para os Primeiros Oficiais que procuram construir sua carreira.” 

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

As empresas que incentivam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional são mais propensas a atrair e reter funcionários. “As companhias aéreas que oferecem benefícios de boa qualidade de vida, como horários flexíveis que atendam às necessidades pessoais dos pilotos, especialmente aqueles que precisam mudar frequentemente de base operacional, horas de trabalho previsíveis com listas publicadas com tempo suficiente de antecedência, pequenas mudanças na lista ao longo do mês e períodos de descanso suficientes, provavelmente serão mais atraentes para os pilotos que buscam emprego estável e de longo prazo, “, diz Dsouza. Ao demonstrar um compromisso com o bem-estar de seus funcionários, as empresas podem criar um ambiente de trabalho positivo que promova a lealdade e a produtividade.

Aeronaves modernas e inovação

Ter uma frota moderna e bem conservada, juntamente com tecnologia e sistemas avançados, pode influenciar significativamente a decisão de um piloto de se juntar a uma determinada companhia aérea. “Embora possa não ser viável para todas as companhias aéreas ter as aeronaves mais recentes, manter e garantir a segurança de sua frota, introduzir novas tecnologias e promover a inovação podem ajudar a atrair os melhores talentos”, aconselha Dsouza. Ao investir em equipamentos de ponta e incentivar uma cultura de inovação, as companhias aéreas podem demonstrar sua dedicação em fornecer um ambiente de trabalho seguro e de alta qualidade para seus pilotos.

Reputação e reconhecimento da marca

Ter uma forte reputação e reconhecimento da marca é crucial para as companhias aéreas. “Os pilotos querem ser associados a uma empresa respeitável e respeitada”, enfatiza Dsouza. “Portanto, investir na construção de uma marca forte e respeitada pode não apenas aumentar a credibilidade de uma companhia aérea com clientes e parceiros, mas também torná-la um empregador mais atraente para funcionários em potencial”.

Assistência de terceirização

De acordo com Dsouza, a contratação de novos pilotos requer planejamento, execução e consideração cuidadosos de vários fatores, incluindo critérios e canais de recrutamento. “Encontrar e atrair os melhores talentos no mercado dinâmico e competitivo de hoje pode ser uma tarefa desafiadora para as companhias aéreas, e é por isso que a terceirização para profissionais de recrutamento pode ser do seu melhor interesse”, explica Dsouza. Ao fazer parceria com especialistas em recrutamento, as empresas de aviação podem se beneficiar da economia de custos, da eficiência do processo e do acesso a um grupo mais amplo de candidatos qualificados. Essa abordagem pode ajudar as companhias aéreas a agilizar seu processo de recrutamento e encontrar os candidatos certos para fortalecer sua força de trabalho.

Via Aerviva

 

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