Advertisement

OEM’s devem tratar seus fornecedores como back up

motores CFM Leap A320ne

Maior previsibilidade, demanda futura e contratos exclusivos são fatores-chave para que o mercado de MRO seja mais preciso, rápido e confiável

O mês de outubro foi marcado pela realização da Aviation Week MRO Europe, onde, além de diversos temas, os oradores debateram como o tempo de resposta do MRO, especialmente no pós-venda, pode ser beneficiado.

Em teoria, os especialistas do evento comentaram que contratos exclusivos, melhores previsões, parcerias OEM e desenvolvimento de competências internas podem reduzir os tempos de resposta do mercado pós-venda.

Rodrigo Puttini, diretor operacional da Aloia Aerospace Inc. , especialista em peças e materiais de reposição para a indústria aeronáutica, destaca como esses fatores impactam diretamente a cadeia de suprimentos do MRO.

“Maior previsibilidade e informações mais precisas sobre demanda futura, contratos futuros e maior segurança por parte do OEM’s podem, de fato, melhorar e entregar mais precisão de lead time e menor dispersão de datas de entregas de materiais. Na minha opinião, os OEM’s deveriam tratar seus fornecedores com um plano de backup para fabricação, como exemplo, a guerra na Rússia, que impactou no fornecimento de materiais de titânio, utilizado em motores. Com isso, as reparadoras conseguem se preparar melhor conhecendo a demanda existente”, explica.

Aloia Aerospace Inc Rodrigo Puttini
Rodrigo Puttini Diretor Comercial e Operacional da Aloia

Além disso, Rodrigo comenta que é essencial a segurança em estoque adicional para minimizar os custos, permitindo a redução nos tempos de reparos.

“MRO’s significa custos de terceirização, portanto os OEM’s devem manter um estoque mínimo e ter maior aderência em seus prazos de entrega cotados. A minha percepção é que a capacidade de produção de materiais está toda focada na fabricação de aeronaves novas e, não, na manutenção da frota existente”, revela o especialista da Aloia Aerospace Inc.

Por último, e não menos importante, Rodrigo destacou que os fornecedores também estão menos dispostos a investir em materiais sem contratos de exclusividade, o que pode interferir no prazo o de entrega, especialmente, sem garantia de volume.

“Os fornecedores investem se tiverem uma certeza de retorno sobre seu investimento. Isso acontece, normalmente, por meio de contrato de exclusividade ou de clientes com garantia de recompra em um período. Contudo, o fornecedor é vendedor de peças ou de serviços e, não, fabricante ou estoquista”, finaliza Rodrigo Puttini.

Aloia Aerospace Inc.

A Aloia Aerospace Inc. é uma empresa especialista em peças e materiais de reposição para a Indústria Aeronáutica, com atendimento especial para aeronaves executivas, regionais e comerciais em diversos países. 

Fundada em 2015, pelos irmãos Tobias e Tatiana Aloia,  a empresa tem como principal objetivo, contribuir com o fluxo logístico global por meio do abastecimento aeronáutico, oferecendo contato direto com centros de manutenção e fabricantes de todo o mundo.

A expectativa dos sócios é operar com a Aloia em todos os continentes, sempre mantendo seu alto padrão de atendimento.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.