Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Organizações Militares da FAB homenageiam Especialistas da Aeronáutica

Em comemoração ao Dia do Especialista da Aeronáutica, no dia 25 de março, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou cerimônias militares em todo o País. Nas solenidades, militares e civis foram agraciados com a Medalha Mérito Bartolomeu de Gusmão, uma distinção concedida pelos serviços prestados à FAB. Todos os eventos foram realizados com o número reduzido do efetivo das respectivas Organizações Militares e cumpridos os protocolos de prevenção ao contágio da COVID-19.

Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA)

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), sediado no Rio de Janeiro (RJ), antecipou a comemoração para o dia 24 de março e realizou a cerimônia militar que, além de celebrar o Dia do Especialista da Aeronáutica e a imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão, comemorou a promoção de Oficiais-Generais.

O evento foi presidido pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues. Estiveram, também, presentes Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB) e Comandantes das Organizações Subordinadas do Complexo Santos-Dumont.

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Heraldo destacou a importância da cerimônia. “Os Especialistas, sobretudo no DECEA, são a base do funcionamento do nosso Sistema para que possamos cumprir com sucesso a nossa missão. Reconheço a importância e o valor pelo seu trabalho. Quero parabenizá-los pelo profissionalismo e pela conduta dentro da Força”, afirmou o Oficial-General.

Na ocasião, o Diretor-Geral do DECEA também procedeu a entrega das respectivas platinas aos futuros Oficiais-Generais. Ao posto de Major-Brigadeiro do Ar, Brigadeiro Sérgio Bastos e ao posto de Brigadeiro do Ar, Coronel Miguel, a serem promovidos em 31 de março de 2021.

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), realizou o ato militar alusivo à data na quinta-feira, dia 25 de março.

A Solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, que homenageou 28 agraciados, entre militares e civis da GUARNAE-SJ com a da Medalha Bartolomeu de Gusmão.

Representando os Especialistas da Aeronáutica da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), estiveram presentes na tribuna de honra o Coronel Especialista Alexandre Camacho Coelho e o Suboficial Especialista Niufran Palandi de Oliveira, Oficial e Graduado Especialistas mais antigos do Campus do DCTA.

Base Aérea de Boa Vista (BABV)

A solenidade realizada na Base Aérea de Boa Vista (BABV) foi presidida pelo Coronel Aviador Hugo Zanoni Bastos de Siqueira, Comandante da BABV.

Na ocasião, foram agraciados três militares com a medalha Bartolomeu de Gusmão: Suboficial José Ribamar Soares Costa, Suboficial Luís Henrique de Oliveira Gaspar e Suboficial Patrícia Abboud de Souza.

O Suboficial José Ribamar Soares Costa destacou a importância da data. “Comemorar o Dia do Especialista é uma oportunidade de trazer as lembranças de infância, quando almejava a carreira militar, sentir o orgulho de ser referência para familiares e amigos e, principalmente, o amor que sinto pela FAB. E hoje, depois de 33 anos de serviço, a emoção se renova a cada dia”, disse o Graduado.

Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE)

A Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE) celebrou a data e entregou a medalha Bartolomeu de Gusmão a 13 membros do efetivo.

A cerimônia foi realizada no complexo da Ala 9, em Belém (PA) e presidida pelo futuro Comandante do Comando Aéreo Norte, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros que, juntamente com o Comandante da GUARNAE-BE e da Ala 9, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, realizaram a imposição das medalhas aos agraciados. Estiveram presentes, também, Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares da GUARNAE-BE.

O Graduado-Master da GUARNAE-BE, Suboficial Nilson Vale Costa, parabenizou os Especialistas. “Nesta data singular, dirijo-me aos senhores para parabenizar pelo Dia do Especialista da Aeronáutica e externar meu apreço e reconhecimento pelo trabalho profícuo que os Especialistas realizam nessa Organização Militar”, declarou o Graduado-Master.

Base Aérea de Brasília (BABR)

Na cerimônia militar realizada na Base Aérea de Brasília (BABR), o Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Operações Espaciais, Major-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi presidiu a solenidade, sendo recebido pelo Comandante do Comando Aéreo Planalto, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa e pelo Comandante da Base Aérea de Brasília, Coronel Aviador Jorge Marcelo Martins da Silva.

Vinte militares foram agraciados com a medalha Bartolomeu de Gusmão.

Guarnição de Aeronáutica de Anápolis (GUARNAE-AN)

A Guarnição de Aeronáutica de Anápolis (GUARNAE-AN) realizou a solenidade com a participação dos militares de diversos setores das Unidades Militares sediadas.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da GUARNAE-AN, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, que cumprimentou e parabenizou os Especialistas pelo seu dia: “Os militares Especialistas são fundamentais para que a Força Aérea Brasileira cumpra com seus objetivos. Hoje, é o momento em que temos a oportunidade de celebrar e mostrar o quanto somos gratos aos serviços prestados por esses profissionais”, disse o Coronel.

Houve a presença, ainda, dos Comandantes das Unidades sediadas bem como o Subcomandante da Base Aérea de Anápolis, o Tenente Coronel Eldrim Mário Inforzatto, Oficial Especialista mais antigo da Guarnição.

A frente da tropa esteve o Graduado-Master, Suboficial Levi Souza de Souza, que apresentou o grupamento em forma e destacou a importância do ato. “Sinto muito orgulho em poder estar à frente deste grupamento representativo, principalmente levando-se em consideração o dia do Especialista,” disse o Suboficial.

Na ocasião, cinco militares receberam a referida distinção pelos serviços prestados à FAB.

Ala 5

A Ala 5 realizou nessa sexta-feira (26) a Cerimônia Militar Alusiva ao Dia do Especialista da Aeronáutica. A Cerimônia foi presidida pelo Comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos e contou com a entrega da medalha Bartolomeu de Gusmão, da leitura da Ordem do Dia e do canto da Canção do Especialista.

Foram agraciados com a medalha Bartolomeu de Gusmão três militares: o Suboficial Cristian Andrade Penariol, o Sargento Jonathas Beloni dos Santos e o Cabo Rômulo Samudio Loureiro.

Fonte: Força Aérea Brasileira

Fotos: Elos do Sistema de Comunicação Social da Aeronáutica (SISCOMSAE)