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Órgão dos EUA fará nova auditoria sobre atualização do MCAS no Boeing 737 MAX

Boeing 737 MAX 7

O Gabinete do Inspetor-Geral do Departamento de Transportes dos EUA (OIG) fará uma revisão do trabalho da FAA (Federal Aviation Administration), envolvendo a aprovação do novo software do MCAS do Boeing 737 MAX.

O presidente da US House Transportation, Peter DeFazio, liderará a revisão da supervisão da FAA de dois principais sistemas de segurança instalados no Boeing 737 MAX . 

A decisão do Departamento de Transportes é para evitar novos problemas envolvendo influência da fabricante no órgão regulamentador, no caso a FAA. Logo, Peter DeFazio declarou como necessária a revisão da certificação que a FAA concedeu, há quase dois anos.

O OIG fará uma auditoria sobre as mudanças no Sistema de Aumento de Características de Manobra (MCAS) e nos dados incorretos de ângulo de ataque (AoA) enviados ao computador. 

O comitê de DeFazio em 2020 divulgou um relatório sobre os acidentes do MAX dizendo que a Boeing reteve “informações cruciais da FAA, seus clientes e pilotos do 737 MAX”, incluindo “ocultar a própria existência do MCAS dos pilotos do 737 MAX”.

O MCAS aliás foi o fator principal do problema gigantesco que a Boeing enfrentou com o avião, pois o mesmo foi construído de forma errada. O “sistema” MCAS é um sub-sistema de todo o software de voo, ele controla um parte específica do avião, não permitindo que o mesmo exceda as especificações de ângulo de ataque, e entre em uma condição de estol por ângulo de ataque.

Boeing 737 MAX

O erro acontecia no momento em que o sistema entrava em funcionamento e o software estava considerando o maior valor entre os dois sensores de ângulo de ataque, que ficam localizados no nariz da aeronave. 

Com as correções, agora o sistema é desativado automaticamente quando há uma divergência muito grande entre os sensores passando o controle novamente para o piloto. Os pilotos também são alertados sobre a desativação do sistema MCAS para evitar manobras bruscas e outros motivos.

Luzes que antes eram opcionais se tornaram obrigatórias para avisar os pilotos que o MCAS está ativo e está atuando, todas as informações são transmitidas para que caso necessite, os pilotos poderão desativar a qualquer momento o sistema e seguir a listagem conforme em manual para a situação determinada.

 

 

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