Advertisement

Vídeos: Os aviões que “caçam” furacões estão novamente em atividade nos Estados Unidos

Os aviões do NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos) estão novamente realizando voos. A aproximação do furacão Ida permitiu mais uma oportunidade de estudo deste fenômeno atmosférico.

O avião utilizado foi o WP-3D Orion, uma versão modificada e militar com base no clássico Lockheed Electra ll, preparado especialmente para esse tipo de missão.

No vídeo abaixo gravado no dia 29 de agosto podemos ver como o WP-3D chacoalha ao passar nas proximidades do furacão Ida.

Já na imagem abaixo podemos observar o rastreamento de voo mostrando o WP-3D no olho do furacão, considerada a parte “mais tranquila” da missão, sem ventos fortes e turbulência. Podemos observar também o radar meteorológico da aeronave, localizado ao lado do comandante do voo, com a indicação de “nuvens” de chuva pesada à frente do avião.

A NOAA (Agência Americana Oceânica e Atmosférica) faz esse voo quando existe algum furacão, ela estuda o comportamento dos furacões através de diversos sensores instalados na aeronave, com isso é possível medir a velocidade do vento em diversos pontos da tempestade e também a sua densidade e pressão.

A missão foi realizada com o avião nomeado de “Kermit”, ele é equipado com uma série de sensores, equipamentos científicos e logicamente radares meteorológicos, além de computadores a bordo que recebem e mostram essa informação em tempo real. Os tripulantes podem comunicar as condições e força do furacão ao vivo, direto com uma estação no NOAA em solo.

WP-3D Orion do NOAA.

O furacão Ida recebeu a categoria 4, indicando que ele pode ter ventos de até 251 quilômetros por hora. O Ida tocou neste domingo (29) a costa dos Estados Unidos, causando infelizmente mortes e um rastro de destruição no estado de Louisiana, atingindo também o Mississipi nesta segunda-feira (30), mas já como tempestade tropical.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Furacão, NOAA, usaexport, WP-3D