A aviação de transporte é um dos principais modais de uma unidade militar aérea, ficando responsável por levar tropas, veículos, unidades móveis, apoiar em missões humanitárias dentre outras missões.

Vamos destacar aqui os dez maiores cargueiros militares do mundo.

10 – Embraer KC-390 Millenium 

O décimo lugar é ocupado pelo brasileiro e novíssimo KC-390, a aeronave brasileira rouba essa posição do Lockheed C-130 Hercules em tamanho, tecnologia e capacidade de transporte podendo transportar até 23 toneladas a bordo, o Hercules leva apenas 20 Toneladas.

O Millenium ainda em fase de testes para multimissão de transporte e reabastecimento em voo, atualmente a Força Aérea Brasileira tem quatro unidades.

9 – Shaanxi Y-9

Pouco conhecido o Shaanxi Y-9, fabricado na China que veio substituir o Y-8 que é uma copia visual do Antonov-12 que foi construído para superar o Lockheed C-130J “Super” Hercules.

O projeto do Y-8 foi esticado e assim foi denominado de Y-9 capaz de transportar até 30 toneladas, apenas a Força Aérea Chinesa é a operadora do modelo com mais de 30 unidades.

 

8 – Airbus A400M

 

O Cargueiro Militar fabricado pela francesa Airbus também chegou no mercado para desbancar o Hercules no mercado europeu, o grandão foi projetado para pousar em pistas asfálticas, pistas de terra e terreno não preparado, projetado para levar até 37 Toneladas as forças da Alemanha, França, Espanha, Reino Unido e Turquia tem como unidade de carga principal.

7 – Kawasaki C-2

Kawasaki C-2 da JASDF- Foto: JASDF

Em 2001 o governo japonês decidiu substituir os C-130 Hercules e o Kawasaki C-1 de sua frota militar, a partir dai o C-2 entrou em cena voando pela primeira vez em 2010, atualmente ele equipa a Força de Autodefesa Aérea do Japão com 30 unidades. O Cargueiro tem capacidade de levar 37,6 Toneladas de carga.

6 – Ilyushin IL-76 

Il-76 da Rússia- Foto MoD

O Quadrimotor soviético pouco conhecido pelo seu nome na OTAN (Candid) o IL-76 foi produzido em 1974, com mais de 800 unidades espalhadas pelo mundo. Junto do AN-12 as duas aeronaves foram as principais no Comando de Transporte Aéreo Soviético durante a guerra fria. Já operou em condições adversas climáticas na Sibéria e no gelo ártico. Mesmo com capacidade de operar 50 Toneladas o Ilyushin Il-76 consegue pousar em pista curta sem pavimentação.

5 – Xian Y-20

Desenvolvido na China com colaboração russa e ucraniana, o Y-20 se tornou prioridade do programa nacional chinês na produção de uma aeronave de transporte, o projeto teve inicio em 1990 e o primeiro voo sendo realizado em 2013, fabricado pela Xian Aircraft Corporation (XAC) ele foi desenvolvido nos parâmetros de um C-17 Globemaster. Desde 2016 somente a força aérea chinesa tem em sua frota de aeronaves militares e tem capacidade de transportar até 66 toneladas.

4 – Boeing C-17 Globemaster III

C-17 da RAAF durante sua passagem- Foto com créditos na imagem

O cargueiro C-17 Globemaster III da USAF  entrou em atividade em 1995 no lugar do Lockheed C-141 Starlifter. É uma aeronave de transporte de suprimentos estratégico, foram construídos 250 unidades que são utilizados nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. Capaz de transportar 77,5 toneladas ainda consegue pousar e decolar de pistas não pavimentadas.

3 – Antonov An-22

O maior turboélice do mundo com apenas seis unidades em operação na Força Aérea Russa, o AN-22 só não supera a tecnologia do C-17, mas ultrapassa a capacidade carga do americano, capaz de transportar 80 toneladas e em terreno macio, foi um dos principais modelos utilizados na União Soviética. 

2 – Lockheed C-5 Galaxy 

A maior aeronave da USAF e a principal estrategicamente em missões de grande porte como o transporte da comitiva presidencial americana, quando o presidente americano se prepara para se deslocar em seu Air Force One, dias antes vários C-5 se deslocam levando veículos, helicópteros, e todo o apoio que o presidente precisará naquele local visitado. O C-5 Galaxy tem previsão de voar pela USAF até 2030 e atualmente 125 unidades são espalhadas pelas bases americanas. Sua capacidade de transporte é de 130 toneladas.

1- Antonov AN-124 Ruslan

O maior avião dessa lista nada mais é que o segundo maior avião do mundo, o Antonov An-124 Ruslan só fica atrás do gigante Antonov An-225 Mriya considerado o maior avião do mundo. O Ruslan foi desenvolvido em 1971 e foi utilizado em Forças Aéreas Aoviéticas em 1987.

Atualmente 40 unidades estão em operação, grande parte voando em serviços comerciais civis, algumas unidades servem como braço direito da Força Aérea Russa. Não é descartado a possibilidade da Força Aérea Russa utilizar das unidades que fazem voos comerciais caso necessite. Sua capacidade de carga é de incríveis 150 toneladas.