Espanha Helicópteros H135
Foto: Airbus

Os Ministérios da Defesa e do Interior da Espanha encomendaram 36 helicópteros Airbus H135. O Ministério da Defesa receberá 18 helicópteros para serem operados pela Força Aérea e pela Marinha, enquanto o Ministério do Interior também receberá 18 helicópteros para serem operados pela Polícia Nacional e pela Guarda Civil. As entregas começarão no próximo ano.

O Exército espanhol já conta com uma frota de 16 helicópteros EC135. Com esta aquisição, a Força Aérea se tornará uma nova operadora do H135, assim como a Marinha, que por sua vez será um novo cliente da Airbus Helicopters.

A exemplo dos EC135 adquiridos há algum tempo pelo Exército, a Força Aérea e a Marinha vão dedicar a nova aeronave para substituir os modelos mais antigos de helicópteros usados ​​atualmente para a formação e treinamento de pilotos, conforme consta no Plano Diretor de Obtenção de Helicpteros (PDOH) da DGAM.

O Ministério do Interior possui atualmente uma frota de 31 helicópteros da família H135 em operação junto à Polícia Nacional, Guarda Civil e de Trânsito. Os novos helicópteros permitirão que a Polícia e a Guarda Civil substituam os obsoletos helicópteros BO105 em uma ampla gama de missões relacionadas à aplicação da lei, operações de vigilância e missões de resgate e salvamento.

“A convergência e padronização das frotas de H135 nas Forças Armadas e nas Forças e Órgãos de Segurança do Estado garantirá maior operabilidade e melhor sustentabilidade”, disse o almirante Santiago Ramón González, da DGAM.

“A aquisição conjunta, centralizada na DGAM, contribuirá também para aplicar economias de escala e gerar as sinergias necessárias para evitar duplicações e reduzir despesas de aquisição, operação e manutenção. Esta colaboração entre os Ministérios do Interior e da Defesa é um marco importante na racionalização dos programas de helicópteros por parte do Governo espanhol”.

“Temos o prazer de assinar o maior contrato de H135 da história deste programa na Espanha, um parceiro importante e uma das maiores operadoras deste modelo em todo o mundo. Aproveito para dar as boas-vindas à Marinha e à Aeronáutica como novos usuários do helicóptero”, afirmou Bruno Even, CEO da Airbus Helicópteros.

“O desempenho, versatilidade e disponibilidade de voo do H135 foram especialmente apreciados pelos operadores espanhóis.”

O bi turbina leve H135 da Airbus está equipado com as tecnologias mais avançadas disponíveis, incluindo o conjunto de aviônicos Helionix projetado pela Airbus Helicopters. Existem cerca de 1.350 H135s gerenciados por 300 operadoras em 64 países, e a frota acumulou 6 milhões de horas de voo.

 

Via: Airbus

DEIXE UMA RESPOSTA