Foto - Embraer

A Embraer, empresa aeroespacial global com sede no Brasil, celebra em agosto 50 anos de atuação nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança, Aviação Agrícola.

A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Elencamos os principais números dessa história: aeronaves entregues, funcionários, unidades industriais e muito mais.

Confira abaixo:

 

4

É o número de empresas coligadas à Embraer, responsáveis por desenvolver produtos e tecnologia para o setor aeroespacial.

A Atech atua na área de comandos, controles de tráfego aéreo e sistemas relacionados.


A Visiona, com a integração de sistemas e implementação do sistema SGDC.

Foto – OGMA/Divulgação

Já a OGMA, MRO e estrutura de aeronaves.

Por último, a Savis, que promove a integração com os sistemas de defesa terrestres e faz o controle de fronteiras nacional.

 

10

Segundos. Esse é o intervalo de tempo para uma aeronave fabricada pela Embraer decolar, em algum lugar do mundo.

 

29

Instalações. A Embraer mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa; possui fábricas e centros de engenharia e tecnologia no Brasil, Estados Unidos e Portugal.

Foto – Embraer/Reprodução

São 10 unidades no Brasil, 10 nos Estados Unidos, 6 na Europa, duas na Ásia e uma nos Emirados Árabes.

 

40

Anos no ar para o Ipanema, aeronave agrícola e um dos primeiros projetos da Embraer. Atualmente na terceira atualização – modelo 203 – o avião atua na pulverização de fertilizantes e defensivos agrícolas, espalhador de sementes, combate a vetores e larvas, combate primário a incêndios e povoamento de rios.

Foto – Embraer

Já foram mais de 1.400 unidades comercializadas desde então.

 

60

Países atendidos com soluções de Defesa e Segurança da Embraer, líder do segmento na América Latina. São soluções integradas e aplicações de Comando e Controle, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento em sistemas integrados de informação, comunicação, monitoramento e vigilância de fronteiras, tecnologias de radares e sistemas espaciais, além das aeronaves A-29 Super Tucano, de ataque leve e treinamento avançado, e o KC-390, de transporte multimissão.

 

70

É a quantidade centros de serviços próprios e autorizados da Embraer, que, complementados por um Contact Center 24/7, apoiam os clientes no mundo todo.

 

150

A Embraer é, atualmente, líder em tecnologia aeroespacial e defesa e na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos, com cerca de 30% das entregas no merca­do global, além da principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.

 

200

É o número aproximado da frota de jatos executivos Embraer voando em solo nacional atualmente.

Foto – Embraer/Divulgação

O modelo Phenom 100, que completou dez anos desde a primeira entrega também em 2019, já foi o modelo mais presente no país, com mais de 90 aeronaves no ar.

 

1940

As raízes da empresa foram indiscutivelmente plantadas na década. Foi nessa época em que o Governo Brasileiro reconheceu a necessidade de desenvolver o potencial do país na indústria aeroespacial.

 

1969

Ozires Silva em seu escritório na Embraer.

O presidente do Brasil, Arthur da Costa e Silva, assina um decreto para criar a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.).

Agora havia um corpo, presidido por Ozires Silva, capaz de industrializar todo o conhecimento e experiência de anos de pesquisa científica e tecnológica.

 

3500

Foto – Embraer

É o número aproximado de alunos graduados pelo Colégio Embraer, iniciativa social do Instituto Embraer, presente nas cidades de São José dos Campos e Botucatu (SP). O negócio sempre esteve intrinsicamente ligado à educação.

Por este motivo, a empresa criou há mais de 15 anos o Instituto Embraer, no Brasil, e mais recentemente a Embraer Foundation, nos Estados Unidos. As organizações definem e realizam investimento social privado voltado a projetos de educação.

 

8000

É quantidade de aeronaves entregues pela Embraer em todos os continentes desde a fundação, há 50 anos atrás. Em 2018, a companhia entregou 181 aeronaves.

 

18000

É o número aproximado de colaboradores trabalhando para a Embraer, sendo 15.670 no Brasil e 2.850 no exterior.

 

100000

Foto – Embraer

É a quantidade de voos feitos pela frota de aeronaves executivas da Embraer no Brasil nos últimos dez anos. A frota global da companhia, no segmento executivo, excede a marca de 1.300 jatos, que estão em operação em mais de 70 países.

 

18 bilhões

A receita líquida da Embraer, em 2018, foi R$ 18,7 bilhões.