PHM Atlãntico- Foto: MB

A manhã deste sábado foi movimentada nas águas da orla da cidade do Rio de Janeiro, devido à chegada do Porta-Helicópteros Multipropósito “PHM Atlântico”.

Devido a chegada da nova embarcação da Marinha do Brasil foi realizado um Desfile Naval com sete embarcações desde a orla da Barra da Tijuca, passando pela zona sul até chegar a Baía de Guanabara onde fica a base principal da Marinha no Rio de Janeiro.

O PHM Atlântico chegou a cidade do Rio de Janeiro com alguns helicópteros operados pela força naval brasileira, as aeronaves IH-6B N-5039, o “Garça 39”, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1), estavam abordo da embarcação.

A embarcação tem 203 metros e possui a capacidade para transportar até 800 militares como tropa e projetá-los por meio de movimento helitransportado, ou por meio de quatro lanchas de desembarque. O valor da compra foi de £ 84 milhões de libras esterlinas (R$ 440,7 milhões).

A embarcação será empregada em operações aéreas com helicópteros, operações anfíbias com tropas de Fuzileiros Navais e missões de Controle de Área Marítima para proteção de nossas Linhas de Comunicações Marítimas, além de atividades de apoio logístico, de caráter humanitário, de auxílio a desastres naturais e de apoio a operações de manutenção da paz.

O navio tem capacidade para operar simultaneamente até sete aeronaves em seu convés de voo, podendo utilizar todos os tipos de helicópteros pertencentes aos esquadrões da Marinha do Brasil.

Abaixo um vídeo explicando mais da nova embarcação da Marinha do Brasil.

 

O HMS Ocean, agora PHM Atlântico A140

Entre os destaques do equipamento está a sua capacidade de operar com qualquer helicóptero usado pela Marinha do Brasil, e muitos dos equipamentos usados pela FAB, caso seja necessária uma integração.

Na mão do Reino Unido o equipamento é capaz de navegar com 800 oficiais a bordo, e ter 18 helicóptero em seu convés. Além disso o navio de 1995 é capaz de operar com aviões como o F-35B e o V-22 Osprey, que têm capacidades de decolagem na vertical.

Um porta-aviões é muito importante para o Brasil manter seu status de poder de defesa na ONU, e também e operações para Otan, nem todos os países contam com um porta-aviões. 

Militares relatam que o HMS Ocean também é capaz de receber aviões do modelo McDonnell Douglas AV-8B Harrier II Plus, mesmo com seu comprimento não maior do que 205 metros.

A propulsão é realizada através de dois motores a diesel, com 12 cilindros dispostos em V, pode percorrer até 13000 km com velocidade de 33 km/h. Para proteção há 4 canhões DS30M Mk.2 30mm, 3 CIWS Phalanx, 8 FN MAG e 4 Miniguns 7.62mm.

Modernos radares garantem a segurança de voo do porta-helicópteros, bem como a defesa contra ataques de submarinos.

Dimensões
O HMS “Ocean” possui as seguintes características:
•      Comprimento total: 203,43 m;
•      Deslocamento carregado: 21.578 t;
•      Velocidade máxima mantida (VMM) prevista em projeto: 18,0 nós;
•      Raio de ação: 8.000 milhas náuticas;
•      Acomodação para tropa: 806 Fuzileiros Navais; e
•      Aeronaves embarcadas: 18 helicópteros.

 

DEIXE UMA RESPOSTA