Caças NF-5 Freedom Fighter dos Turkish Stars, equipe de demonstração da Força Aérea Turca. Foto: http://konflikty.pl/

Um piloto morreu na queda de um caça Canadair NF-5A Freedom Fighter hoje (07). A aeronave pertencia aos Turkish Stars, equipe de demonstração da Força Aérea Turca. 

O caça caiu durante um treinamento na Base Aérea de Konya, sede do 3º Comando da Base de Jato Principal, na região da Anatólia Central. Citando autoridades turcas, o site The Aviationist diz que a aeronave caiu às 14:15 (horário local).

Em comunicado no Twitter, o Ministério da Defesa da Turquia prestou condolências à família do piloto e às Forças Armadas. O incidente fatal está sendo investigado, as causas ainda são desconhecidas. 

Os NF-5A/B Freedom Fighter foram fabricados pela Canadair para a Força Aérea Holandesa e foram adquiridos pela Turquia justamente para realizar demonstrações aéreas.

Sistemas ofensivos/defensivos como os canhões e os lançadores de contramedidas foram retirados e os tanques de combustível das pontas das asas foram modificados para carregar o óleo usado para gerar a fumaça. Em 2010 os caças foram modernizados para o padrão NF-5-2000. 

Os Turkish Stars foram formados em novembro de 1992 e oficialmente batizados no ano seguinte. A equipe conta com até 16 caças, sendo 10 monopostos.

NF-5A Freedom Fighter dos Turkish Stars. Foto: David Cenciotti/The Aviationist.