• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Pioneira no mundo, frota de Embraer cargueiro da Azul Cargo completa um ano de operação

Azul Linhas Aéreas Mercado Livre E-jet cargueiro Embraer E-195 E1
Fotos: Ícaro Roberto/Aeroflap

Uma decisão inovadora da Azul Cargo Express para suprir a necessidade de mais aeronaves para o transporte de cargas variadas — incluindo a demanda e-commerce que cresceu na pandemia — completa um ano agora neste mês. E rendeu muitas conquistas e vantagens para a companhia a serem comemoradas pela unidade logística da Azul Linhas Aéreas.

A começar pelo pioneirismo. Com um projeto criado em parceria com a LHColus Tecnologia, a Azul foi a primeira companhia aérea no mundo a operar aeronaves Embraer E-195 transformadas em cargueiros Classe F. Uma inovação na frota que precisou de muitas etapas de preparo até o início da operação em 07 de fevereiro de 2022.

A novidade envolveu desde o desenvolvimento conceitual e preparação passo a passo da cabine até provas de conceito, voos de ensaios e certificação. Mais do que pioneiro, o projeto também conta com um sistema inovador de detecção de fogo, por meio de alarmes e câmeras termográficas, capaz de detectar um perigo com mais eficiência e eficácia do que os sistemas convencionais.

Uma aeronave Embraer E-195 pode ser transformada em cargueiro e revertida para o transporte de passageiros em apenas 10 dias, entregando uma extrema eficiência e flexibilidade na utilização da frota nas sazonalidades e de acordo com as demandas de mercado. Os 16 containers a bordo também podem receber todos os tipos de cargas, desde os pacotinhos de e-commerce aos produtos eletrônicos, perecíveis e industriais.

Izabel Reis, diretora da Azul Cargo, destaca ainda outra vantagem da frota de Embraer Classe F que tem tudo a ver com o perfil de atuação da Azul, conhecida por ser a companhia com maior e mais capilar malha aérea do país.

“Este tipo de cargueiro não necessita de estrutura específica e tradicional para desembarque de cargas e pode ser recebido em qualquer aeroporto, incluindo os de menor porte. A operação, portanto, acaba sendo mais ágil e de baixo custo, o que permitiu o nosso transporte de pacotes e-commerce, por exemplo, favorecendo a possibilidade de estarmos em todos os lugares e de abrirmos novos mercados”, comemora.

 

  

Um ano da frota Classe F da Azul Cargo:

 

  • 5 aeronaves dedicadas e em operação contínua;
  • Know-how in-house para transformar E-195 de passageiro em Classe F em até 10 dias;
  • 6,8 milhões de pacotes transportados (e-commerce);
  • 9.300 horas de serviço;
  • 21,5 mil toneladas de peso bruto transportados;
  • Mais de 10 novos destinos cargueiros.

 

 

 

Via: Azul

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.