Advertisement

Polônia recebe último lote de jatos de treinamento Leonardo M-346

M-346 polonês. Foto: R. Niccoli - Leonardo.

A Força Aérea Polonesa recebeu o último lote de jatos de treinamento M-346, fabricados pela Leonardo. Com essa mais recente entrega, a Polônia agora tem a segunda maior frota do modelo na Europa. 

Este é o terceiro lote entregue aos poloneses, composto por quatro treinadores a jato avançados M-346. As aeronaves, entregues dentro do cronograma, elevam o a frota da Força Aérea Polonesa para 16 aviões. Segundo a Leonardo, a Polônia é também o segundo maior cliente de exportação entre a base de clientes do M-346.

Em fevereiro de 2014, a Polônia escolheu o M-346 italiano como sucessor do lendário avião de treinamento PZL TS-11 Iskra, fabricado localmente entre os anos 1960 e 1980. Em novembro de 2018, em uma cerimônia na 4ª Ala de Treinamento da Força Aérea Polonesa em Dęblin, o M-346 recebeu o nome oficial “Bielik”.

Polônia recebeu terceiro e último lote de quatro treinadores Leonardo M-346. Foto: Leonardo - Força Aérea Polonesa.
Polônia recebeu terceiro e último lote de quatro treinadores Leonardo M-346. Foto: Leonardo – Força Aérea Polonesa.

Desde a sua introdução na Polônia o M-346 foi designado para a 41ª Base Aérea de Treinamento em Dęblin, no leste do país. Durante seu tempo em serviço, a aeronave provou ser uma virada de jogo para os pilotos poloneses.

O sistema M-346 “Bielik” da Polônia também foi certificado pela Força Aérea dos EUA para o treinamento de pilotos de caça de quarta e quinta geração, um marco importante que permitiu à Polônia treinar muitos de seus cadetes no seu próprio território, e não no exterior. 

Tendo alcançado mais de 100.000 horas de voo, o M-346 Advanced Jet Trainer (AJT) demonstrou excelente desempenho em termos de disponibilidade e confiabilidade da frota como um programa tecnologicamente avançado e maduro. Mais de 100 aeronaves M-346 foram encomendadas pelas principais forças aéreas internacionais, incluindo Itália, Israel, Polônia, Cingapura, Catar e Grécia. 

Com 16 aviões, Força Aérea Polonesa tem a 2ª maior frota de jatos M-346 na Europa.
Com 16 aviões, Força Aérea Polonesa tem a 2ª maior frota de jatos M-346 na Europa. Foto: Leonardo.

A aeronave também é a espinha dorsal da Escola Internacional de Treinamento de Voo (IFTS), uma colaboração entre Leonardo e a Força Aérea Italiana, que já foi selecionada pelo Japão, Alemanha, Catar e Cingapura.

Detalhes do Leonardo M-346

Originalmente desenvolvido ao lado da Yakovlev russa, o M-346 está entre os mais modernos aviões de instrução no mundo. Segundo a Leonardo, o avião é “o ponto focal de um sistema de treinamento integrado”, representando a “solução mais avançada para o treinamento de uma nova geração de pilotos de caça.”

Através do Embedded Tactical Training System (ETTS), o M-346 é capaz de emular a presença de armas, sensores e inimigos virtuais, chamados de Forças Geradas por Computador (CGF). Os pilotos também são capazes de interagir em tempo real por meio de treinamento real, virtual e construtivo, que apresenta aeronaves reais, simuladas ou em ambientes formados por CGF.

Leonardo M-346 Master da Força Aérea Italiana.
M-346- Foto: Leonardo

O sistema é completado pelo Ground Based Training System (GBTS), que consiste em vários sistemas de simulação de voo e missão, cursos multimídia e em sala de aula, sistemas de planejamento de missão e gerenciamento de treinamento e um serviço de suporte logístico integrado (ILS), que otimiza a frota e o gerenciamento dos simuladores para uso operacional máximo.

Equipado com um par de motores Honeywell F124-GA-200 e capaz de ultrapassar os 1000 km/h, o M346 também evoluiu para um caça leve em sua versão M-346FA (Fighter Attack).

Leonardo M-346FA Fighter Attack.
Leonardo M-346FA no Dubai Airshow 2017.

Nesta variante o jato recebe um radar multimodo Grifo, de varredura mecânica e otimizado especialmente para o M-346. A aeronave pode receber uma sonda para reabastecimento em voo e é protegida por um sistema de defesa passiva completo (Defensive Aids Sub-System). Também possui datalink tático e sistema de comunicação integrado. 

O M-346FA possui sete pontos duros (seis nas asas e um na fuselagem) para uso de uma série de armamentos, incluindo mísseis ar-ar de curto alcance, mísseis ar-solo, bombas convencionais e inteligentes, tanques externos e casulos para reconhecimento e designação de alvos. A aeronave ainda recebe integração com os capacetes HMD (Helmet Mounted Displays). 

Via Grupo Leonardo 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Leonardo, M-346, Polônia, usaexport