Itapemirim Avião Airbus A320
Foto: Delta-Oscar-Lima-Lima-Yankee via Jetphotos

Com as suas operações encerradas desde dezembro do ano passado, um Airbus A320 que operou pela Itapemirim ainda continua ostentando as cores da sua antiga e extinta operadora.

Sob a matrícula XU-724, o antigo PS-SFC está de nova casa pela Sky Angkor Airlines, uma companhia aérea do Camboja. Curiosamente, este mesmo avião chegou a receber a mesma matrícula e foi relacionada para operar na mesma companhia em meados de 2020, mas sequer chegou a fazer parte da frota. 

Até o momento, a Sky Angkor conta com apenas duas aeronaves, sendo um Airbus A320 e um A321 com idade média de 20 anos. 

Apesar de o avião estar com uma pintura hibrida da Itapemirim transportes aéreos, é bastante comum que companhias aéreas usem este tipo de pintura para economizar e agilizar a disponibilidade de novas aeronaves em sua malha, viabilizando uma nova pintura apenas quando aeronave for alocada para uma revisão mais profunda com a equipe de mecânicos (Check-C ou -D).

Itapemirim
O PS-SFC foi a segunda aeronave da Itapemirim a deixar o Brasil em janeiro deste ano rumo ao aeroporto de Tucson (TUS), no Arizona. Foto: Gabriel Melo/Aeroflap

Como dificilmente voltaremos a ver um avião da Itapemirim nos ares aqui no Brasil, agora quem quiser ‘matar a saudade’ terá que ir até o Camboja para ver de perto uma das pinturas mais icônicas da aviação brasileira que ironicamente teve uma vida operacional bastante curta.