Advertisement

Por qual motivo uma companhia do Camboja ainda usa o esquema da Itapemirim em um avião?

Itapemirim Avião Airbus A320

Com as suas operações encerradas desde dezembro do ano passado, um Airbus A320 que operou pela Itapemirim ainda continua ostentando as cores da sua antiga e extinta operadora.

Sob a matrícula XU-724, o antigo PS-SFC está de nova casa pela Sky Angkor Airlines, uma companhia aérea do Camboja. Curiosamente, este mesmo avião chegou a receber a mesma matrícula e foi relacionada para operar na mesma companhia em meados de 2020, mas sequer chegou a fazer parte da frota. 

Até o momento, a Sky Angkor conta com apenas duas aeronaves, sendo um Airbus A320 e um A321 com idade média de 20 anos. 

Apesar de o avião estar com uma pintura hibrida da Itapemirim transportes aéreos, é bastante comum que companhias aéreas usem este tipo de pintura para economizar e agilizar a disponibilidade de novas aeronaves em sua malha, viabilizando uma nova pintura apenas quando aeronave for alocada para uma revisão mais profunda com a equipe de mecânicos (Check-C ou -D).

Itapemirim
O PS-SFC foi a segunda aeronave da Itapemirim a deixar o Brasil em janeiro deste ano rumo ao aeroporto de Tucson (TUS), no Arizona. Foto: Gabriel Melo/Aeroflap

Como dificilmente voltaremos a ver um avião da Itapemirim nos ares aqui no Brasil, agora quem quiser ‘matar a saudade’ terá que ir até o Camboja para ver de perto uma das pinturas mais icônicas da aviação brasileira que ironicamente teve uma vida operacional bastante curta.  

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: A320, Airbus, Itapemirim, Itapemirim Transportes Aéreos, Sky Angkor Airlines, usaexport