Graças ao avanço da tecnologia, a aviação tem se tornado não só mais eficiente, bem como mais sustentável, algo que as companhias aéreas estão sempre atentas.
Neste sentido, com o passar dos anos, muitas empresas aéreas estão revisando de forma constante os seus gastos operacionais, tarefa bastante complexa que envolve desde a escolha do equipamento para determinadas rotas, treinamento da tripulação, bases de atuação, escolha do combustível e inclusive, a pintura e identidade visual.
Com isso, todas essas escolhas fazem parte de uma cadeia que visa os menores custos, e assim, uma maior margem de lucro possível para as companhias aéreas.
Pensando nisso, notou-se que muitas companhias aéreas estão com pinturas mais simples, tornando a sua identidade visual na maioria das vezes ‘sem cor’. Mas afinal, existe algum motivo plausível para essa nova tendência de pinturas cada vez mais “Eurowhite” ?
Por incrível que pareça, muitas pinturas tradicionais consideradas intocáveis, estão dando lugar para um novo padrão composto por duas cores no máximo, deixando entusiastas e spotters frustrados com a nova realidade. Temos os exemplos da Lufthansa, American Airlines e mais recentemente, a Icelandair.
A relação entre uma pintura e os gastos das Companhias Aéreas
Anualmente, as aeronaves passam por ciclos de manutenção, a depender do ciclo, a aeronave pode passar meses parada para que todos os seus componentes recebam uma minuciosa e detalhada revisão, e a pintura não fica de fora disso.
Com o passar dos anos, além do desgaste, a pintura de uma aeronave se torna mais pesada, devido aos seus ajustes de retoque, o que significa que uma aeronave pode ganhar alguns quilos adicionais, e assim, um maior consumo de combustível, que a longo prazo, pode significar milhões em gastos adicionais.
Isso explica o motivo pelo qual as companhias estão simplificando as suas pinturas. Além disso, as novas pinturas estão cada vez mais fazendo o uso de componentes mais leves, principalmente da cor branca.
Recentemente, apesar de possuir uma identidade visual nova, a American Airlines realizou uma sutil mudança na tinta que compõe a pintura da sua frota de 282 aviões do modelo Boeing 737 – 800. O objetivo da American Airlines é de economizar cerca de 300.000 litros de combustível por ano. Batizada de ‘Silver Eagle’, quando aplicada na aeronave, a nova pintura reduz o peso da aeronave em 29 quilos.
Com a redução das emissões em decorrência da pintura mais leve, as novas pinturas são consideradas mais verdes ao utilizar menos compostos químicos.
Além da nova tendência de pinturas minimalistas, o futuro também proporcionará frotas com menos variedades de aeronaves, principalmente pelo fato da nova geração de aviões ser mais eficiente e econômica durante as suas operações.
Logo, a era dos icônicos aviões e suas pinturas emblemáticas e coloridas pinturas estão com os seus dias contados
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