Porque a pintura predominante nas aeronaves é na cor branca?

90% dos aviões no mundo tem a cor branca, você sabe o porque?

A maior parte dos aviões que voam no mundo tem sua cor predominantemente branco, por vários fatores que são econômicos, técnicos e estéticos.

Antes de começarmos a pontuar o motivo das aeronaves terem essa cor, destacamos que para pintar uma aeronave custa aproximadamente US$ 150.000 cotado nesse ano de 2020, caso a aeronave recebesse uma pintura toda colorida poderia custar até U$200.000 a mais, dependendo muito do tamanho.

 

Estética

Para a empresa, é mais fácil e mais econômico manter um avião branco sempre brilhoso, limpo com aspecto de novo do que manter um avião colorido com a pintura desbotada. A manutenção dessa pintura é mais rápida e se evita que a aeronave fique parada por muito tempo. Podemos observar nas imagens que em pouco tempo a aeronave tem as cores desbotadas facilmente.

PR-AXS nos primeiros voos após receber manutenção na pintura

PR-AXS após alguns meses de voo

Técnico

Tecnicamente falando o branco é a cor que traz mais clareza para o técnico de manutenção encontrar uma rachadura, corrosões, vazamentos. Em caso de Bird Strike (colisão com pássaro) ou Tail Strike (colisão da cauda com solo) é possível ver melhor o tamanho do dano causado pelo impacto.

Já foi comprovado também que a cor clara reflete o raios solares absorvendo o calor, ajudando a manter a temperatura interna mais agradável.

O peso final também é afetado pelas cores, quanto mais clara a aeronave é, menos camadas de tintas são aplicadas, ao final a aeronave ganha de 600 a 1.000 quilos no peso total da aeronave.      

Um caso especial se aplica a um Boeing 767 cargueiro que saiu de fabrica sendo full cargo, e sem cor nenhuma somente no alumínio polido. Isso acontece que foi definido um peso ideal e de forma nenhuma pode pintar sua fuselagem para não afetar o payload. 

Ex-PR-ACQ, um 767 que nunca recebeu pintura completa

Este Boeing 767-300ERF, ele é originalmente cargueiro e nunca recebeu nenhuma pintura. Apenas marcações na fuselagem sem aplicar nenhuma outra cor, isso se deve as tintas não causarem peso extra para a aeronave. Podendo assim, carregar mais um pouco de cargas e tornar uma operação ainda mais viável e o leasing mais fácil. 

 

Facilidades e Economia

Nos casos dos aviões totalmente brancos, são mais fáceis e mais baratos fazer o repasse, pois o próximo operador aéreo não terá tantos gastos e trabalhos para aplicação da nova identidade, é a mesma facilidade que você tem quando vai trocar seu carro se ele tem a cor comum de outros.

 

O processo de aplicação e retirada

  • O processo de aplicação da aeronave pode levar cerca de 15 dias dependendo do tamanho da fuselagem
  • São gastos em Narrow Body (Avião de corredor Único) aproximadamente 250 a 260 litros de tinta e em um Wide Body pode chegar a mais de 3 mil litros de tinta.
  • São aplicadas três camadas com spray de baixa pressão, cada camada tendo 12mm de espessura, sendo a ultima para dar aquele aspecto brilhoso.

Na retirada o processo é mais trabalhoso, requer um trabalho maior para lixar toda a aeronave e logo após é aplicado um solvente em forma de spray para remoção de toda a pintura velha da aeronave, separamos um timelapse para você ver como é feito esse processo.

 

 

Artigo por: Ícaro Roberto

 

 

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Ícaro Roberto - Aeroviário, Escritor de artigos, fotógrafo e editor de fotos.