Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

USS Hornet (CV-8) navegando em águas do pacífico durante II Guerra Mundial- Foto: Arquivo da Us Navy

Uma descoberta histórica aconteceu recentemente. Um navio de pesquisa privado financiado pelo finado bilionário Paul Allen, localizou os destroços do histórico porta-aviões USS Hornet (CV-8) descansando no fundo do oceano Pacífico, em uma profundidade de mais de aproximadamente 5 quilômetros.

A embarcação norte-americana navegou nas águas do pacífico durante a Segunda Guerra Mundial, e foi afundada pelos japoneses em 26 de outubro de 1942. Até onde se sabe 111 dos quase 2200 tripulantes americanos morreram no ataque japonês ao USS Hornet.

O Japão atacou por meios aéreos o navio americano, usando bombardeiros de mergulho Aichi Tipo D3A “Val”, lançando bombas que cortam armaduras, e os torpedeiros Nakajima B5N “Kate” para desativar por completo o porta-aviões.

Foto Rara de bombardeiros B-25 Mitchell, no convés de voo do USS Hornet (CV-8)- Foto: Arquivos da Us Navy

“Nós tivemos Hornet em nossa lista de navios de guerra da Segunda Guerra Mundial que queríamos localizar por causa de seu lugar na história como um porta-aviões que viu muitos momentos cruciais em batalhas navais”, disse Robert Kraft, diretor de operações submarinas da Vulcan. “Paul Allen estava particularmente interessado em navios historicamente significativos e de capital, então esta missão e descoberta honram seu legado”.

Em uma tentativa desesperadora de salvar a importante embarcação norte-americana um cruzador pesado USS Northampton (CL/CA-26) rebocou o porta-aviões, porém os japoneses atacaram novamente o USS Hornet.

Não tendo outra saída foi ordenado a retirada de todos os tripulantes que ainda estavam no navio e a própria Marinha dos EUA afundou o USS Hornet (CV-8), lançando mais de 16 torpedos e 369 cartuchos de projéteis de 5 polegadas. O Japão ainda conseguiu disparar mais quatro torpedos de dois destróiers.

Hoje, mais de 70 anos depois, a embarcação foi localizada pelo navio de pesquisa que usou equipamento avançado de detecção de sonar, localizando um objeto com a forma e as dimensões do Hornet a partir de um drone submarino.

Abaixo uma reportagem da CBS This Morning sobre a descoberta do USS Hornet (CV-8), nas águas do Pacífico:

DEIXE UMA RESPOSTA