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Pratt & Whitney certifica novo motor mais econômico, que equipará aeronaves da ATR

Pratt & Whitney PW127XT

A Pratt & Whitney Canada anunciou que a Transport Canada Civil Aviation certificou o motor turboélice PW127XT-M, que equipará novas aeronaves fabricadas pela ATR.

O novo motor consome 3% a menos de querosene, disse a P&W Canada, na comparação com a motorização disponível anteriormente. E os custos operacionais devem diminuir em 20%, visto que a P&W conseguiu estender o prazo de revisão em 40%, para 20000 horas de voo.

A maior eficiência de combustível foi atingida com a utilização de novos bicos injetores de querosene no motor turboélice. Além disso, a propulsão está alinhada com o futuro, ao aceitar biocombustível em uma mistura de até 50% com o tradicional Querosene de Aviação.

Além do aumento da autonomia da aeronave, da diminuição do custo com combustível, o maior prazo entre as revisões aumenta o período de disponibilidade da aeronave para as companhias aéreas.

“O motor PW127XT-M é o novo padrão de economia operacional, manutenção e sustentabilidade para aeronaves regionais”, disse Timothy Swail, vice-presidente de Aviação Regional e Marketing e Vendas de Produtos APU da Pratt & Whitney Canada. “Esta certificação é um passo importante para a entrada em serviço de novas aeronaves ATR e continuamos a apoiar a ATR à medida que cria uma forte carteira de pedidos”.

Até à data, a ATR recebeu o interesse de várias companhias aéreas para a atualização, incluindo a Air Corsica, cliente de lançamento desta nova série de motores.

A ATR disse que não haverá mudança significativa de desempenho para as suas aeronaves, exceto pela maior economia de combustível e autonomia de voo.

No Brasil mais de 40 aviões da ATR estão realizando voos neste momento. A Azul e a VoePass (Passaredo + MAP) utilizam a aeronave em suas operações regionais.

 

 

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