Advertisement

Preço das passagens aéreas recua 18% em janeiro, diz IBGE

ALTA

As passagens aéreas embarcaram no final de 2021 em um extenso ritmo de alta dos preços, causada pela simultânea alta nos preços dos combustíveis e da demanda.

Nos últimos meses de 2021 a alta nos preços se reduziu de ritmo, e de acordo com dados de janeiro do IBGE, que analisa o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), as passagens aéreas tiveram a sua primeira redução de preços desde o 2º semestre de 2021.

A queda foi de 18,35% em relação aos preços aplicados em janeiro de 2021, de acordo com o IBGE. No Grupo de Transportes, a queda foi de 0,11% em janeiro de 2022, 

“A queda no grupo de transportes foi influenciada, principalmente, pela deflação observada nas passagens aéreas, que haviam subido em dezembro e também pelo recuo dos combustíveis, especialmente na gasolina e etanol”, disse o analista do IBGE André Filipe Almeida para a Agência Brasil.

Apesar dessa boa notícia, em janeiro a alta no IPCA foi a maior desde 2016 registrando alta de 0,54%, porém, abaixo de dezembro do ano passado quando foi de +0,74%.

 

Via: IBGE

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Notícias, Outros

Tags: IBGE, Inflação, Passagens Aéreas, usaexport