Aeroporto de Maringá
Foto: Thiago Louzada / PMM

O aeroporto de Maringá segue o planejamento da Prefeitura Municipal de se transformar em um dos mais importantes do país. Um dos passos nesse sentido vem sendo a modernização do sistema de controle de tráfego aéreo.

Esta semana, os funcionários do Aeroporto Regional estão passando por treinamento para operar o novo sistema, utilizado em locais com tráfegos de média e grande movimentação, como os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Tom Jobim, no rio de Janeiro.

O novo sistema, Tatic 2.0, entrará em operação ainda este mês. A modernização é parte de um contrato firmado entre Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e a Saipher ATC, empresa responsável pelo TATIC Suite.

Os produtos têm como prerrogativa garantir a veracidade e a eficiência na troca da informação, para que ela seja a mesma para todos os usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

O superintendente do aeroporto, Fernando Rezende, explica que, além de promover maior segurança, o novo sistema reduz a carga de trabalho para o Provedor de Serviços de Navegação Aérea (PSNA) e dos Controladores de Tráfego aéreo (ATCO) e operadores.

“Ele permite que os controladores e operadores tenham maior atenção ao que realmente importa, foco total no tráfego aéreo”.

O executivo complementa que, se houver necessidade, o sistema consegue atender maior número de aeronaves, aumentando a capacidade do aeroporto sem a necessidade do aumento dos recursos humanos.

DEIXE UMA RESPOSTA