Advertisement

Primeiro KC-390 de Portugal será entregue em outubro, diz primeiro-ministro

Embraer KC-390 Força Aérea Portuguesa

Portugal deve receber seu primeiro cargueiro tático Embraer KC-390 Millennium em outubro. A informação foi confirmada pelo primeiro-ministro do país, António Costa, na última quarta-feira (7) enquanto discursava em frente à uma aeronave do mesmo modelo.

Costa estava falando em uma cerimônia no aeroporto da cidade de Faro, cujo dia municipal é celebrado no 7 de setembro, independência do Brasil. O aeroporto estava sendo batizado em homenagem ao Almirante Gago Coutinho, que junto de Sacadura Cabral, fez a primeira travessia do Atlântico Sul em 1922. 

Segundo primeiro-ministro de Portugal, primeiro KC-390 chega ao país em outubro. Foto: Embraer.

Com tantas coincidências no momento, António Costa estava no melhor momento para revelar que o primeiro de cinco jatos C-390 adquiridos pela Força Aérea Portuguesa (FAP) será entregue no próximo mês. 

“Hoje contámos com um C-390 igual às cinco aeronaves que, a partir de outubro, começarão a chegar anualmente à FAP. Resultado de uma parceria única entre Portugal e o Brasil, este é um bom exemplo de como podemos e devemos substanciar a amizade entre os dois países”, disse Costa enquanto discursava em Faro, junto de um KC-390. 

A declaração vem poucos dias depois que a Embraer divulgou as primeiras imagens oficiais do primeiro KC-390 português, mostrando que a aeronave já está na fase final de testes antes da entrega ao cliente. 

Portugal, parceiro da Embraer no desenvolvimento do KC-390, foi o primeiro cliente de exportação do jato tático multimissão brasileiro, adquirindo cinco aeronaves e um simulador de voo em julho de 2019.

KC-390 PT-ZDK Portugal Embraer
Primeiro KC-390 português recebeu a matrícula civil PT-ZDK. Na cauda, adesivos cobrem a bandeira e número de série de Portugal. Imagem: Embraer/FAP/Captura de Tela.

O contrato, avaliado em 827 milhões de Euros, visa a substituição dos antigos C-130 Hércules, operados pelo Esquadrão 501 Bisontes da Base Aérea do Montijo. Uma das missões do C-390 pela FAP será o combate a incêndios florestais, cujos testes para essas operações foram concluídos pela Embraer recentemente. 

Além de Portugal, a Embraer já vendeu o KC-390 para Hungria e Holanda. O modelo já está em operação no Brasil desde setembro de 2019. 

Com informações de Pássaro de Ferro

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Embraer, KC-390, Portugal, usaexport