Chegada do Boeing 737 da GOL representando o Hub em Fortaleza. Foto - GOL/Divulgação

O novo hub da GOL em Fortaleza aumentou bastante o movimento de passageiros da companhia pelo aeroporto, ao todo a empresa registrou 173 mil passageiros no primeiro mês de funcionamento (maio), um crescimento de 60% em relação ao mês anterior.

No total a companhia teve 1233 pousos e decolagens a partir de Fortaleza, dado que também subiu devido ao maior número de voos para o aeroporto.

O novo hub da GOL em Fortaleza foi criado para apoiar os voos da Air France (Joon) e da KLM para a Europa, que no momento são operados cinco vezes por semana, mas que serão operados diariamente até o final de 2018. O local também vai apoiar os novos voos da companhia para os Estados Unidos, com inicio entre o fim deste ano e o início de 2019.

A companhia pretende tornar o local mais atrativo ainda com voos para mais destinos internacionais, como Rosário e Córdoba, na Argentina, além de voos extras para a capital do mesmo país.

Com maior número de clientes no local, a GOL também mira uma expansão nacional do hub, na temporada de inverno o aeroporto terá 170 voos extras, principalmente devido ao período de recesso escolar, que aumenta a demanda para voos com destino à praias do Nordeste. 

A rota com maior número de clientes foi entre Brasília e Fortaleza, vale ressaltar que esse é o caminho mais curto para um voo até a Europa, tirando o voo direto de Brasília para Lisboa, operado pela TAP.

Os voos não sofrem problemas com choque de horários no momento, e a companhia não precisou fazer modificações para adequar as suas operações, indicando que a parte de planejamento da GOL trabalhou com perfeição antes do lançamento do hub.

 

Hub – No meio aeronáutico chamamos de hub um local que uma companhia aérea concentra parte dos seus voos, é apontado como um bom centro de conexão. No Brasil podemos ver isso com a Azul em Viracopos e Recife, e com a LATAM em Guarulhos e Brasília.

O hub serve para a companhia concentrar demanda, e garantir que todos os voos saiam sem prejuízo, para o consumidor facilita a maior disponibilidade de horários, que encurta a viagem.