Voo inaugural de um Panavia Tornado da Luftwaffe- Foto: Airbus

A Luftwaffe anunciou ontem, dia 10 de fevereiro que o primeiro Panavia Tornado da série 43 + 42 havia feito seu primeiro voo, trata-se do primeiro exemplar modernizado.

O objeto da força aérea alemã é manter sua frota de Tornados ativas até o ano de 2030 e para isso uma modernização será feita na frota.

“Uma decisão do Ministério Federal da Defesa foi decisiva para a laboriosa etapa de desmontagem da fuselagem”, disse a Luftwaffe. “De acordo com isso, todos os 85 Tornados devem permanecer em serviço até o final de 2030. Isso só pode ser alcançado se um trabalho tão extenso for feito.”

Panavia Tornado da Luftwaffe- Foto: Bundeswehr

“A troca de peças estruturais importantes, como a estrutura do anel, foi uma inovação”, disse a Luftwaffe. “Originalmente, nunca foi planejado que esse elemento de conexão entre a parte frontal e central da fuselagem tivesse que ser substituído. Portanto, a equipe civil-militar não poderia simplesmente solicitar peças de reposição. Cada uma das cerca de 400 peças estruturais necessárias foi reproduzida e reinstalada pela primeira vez – não existe tal coisa na prateleira. ” 

Além dos Panavias Tornados a Luftwaffe opera caças Eurofighter Typhoon estes representam a ponta de lança da força aérea.

No entanto, a frota será renovada com a compra de mais 38 unidades do caça fabricados pela Airbus. 

 

Fonte: Jane´s