O Prof. Dr. Xiaoming Zhang é visto lecionando para alunos do AWC em 2012. Ele é admitiu ser culpado de ter mentido para um agente do FBI sobre contatos com um oficial chinês. Foto: USAF.

Um professor da Air War College (AWC) da Força Aérea dos EUA admitiu ser culpado da acusação de mentir para um agente FBI sobre seus contatos com um oficial chinês, afirmaram promotores na última segunda-feira (25). 

Por seu trabalho com a Força Aérea, o Prof. Dr. Xiaoming Zhang, detinha autorização de segurança, mas não foi acusado de repassar segredos militares, apenas de esconder suas reuniões presenciais e conversas através de e-mails com um oficial chinês, disse a Associated Press.

A acusação apresentada no mês passado acusava Zhang sobre contatos ocorridos de dezembro de 2012 até janeiro de 2017. O professor pode ser condenado a cinco anos de prisão após se confessar culpado de fazer declarações falsas a um agente federal, de acordo com um comunicado do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Zhang tomou conhecimento de que o oficial chinês estava tentando usar seu relacionamento para fazer contato com outras pessoas possivelmente valiosas, disse o comunicado.

O Air War College da USAF na Base Aérea de Maxwell, no Alabama. Foto: US Army.

Zhang é um cidadão naturalizado americano com ascendência chinesa. Era um professor associado do AWC desde 2003, lecionando junto ao Departamento de Liderança e Estratégia sobre estratégia e disciplinas da China e o Leste Asiático. Antes de trabalhar na USAF, Zhang deu aulas na Texas Tech University e Texas A&M International University. 

O Professor mentiu sobre seus contatos em 2017 durante uma reunião com um investigador do Escritório de Gestão e Orçamento, mostram documentos do tribunal. Ele inicialmente enganou um agente do FBI durante uma reunião em 2020, mas depois admitiu o relacionamento e disse que tentou escondê-lo porque sabia que era impróprio. Nenhuma audiência de sentença foi marcada até o momento, afirma a AP.

Localizada na Base Aérea de Maxwell, na cidade de Montgomery, Alabama, o Air War College recebe oficiais superiores da USAF e outros braços armados dos EUA, além de militares de outros países. Lá, seus alunos estudam sobre o emprego, liderança e gerenciamento de meios aéreos, cibernéticos e espaciais para o combate. 

DEIXE UMA RESPOSTA