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Projeto russo para ser sucessor do Antonov An-124, poderá ter ponta das asas com mecanismo dobrável

Rússia projeto de nova aeronave Antonov An-124

Há alguns meses, a Rússia decidiu em meio as várias sanções contra o país, decidiu focar no desenvolvimento de suas próprias aeronaves. Entre os projetos está o sucessor do gigante cargueiro Antonov An-124, um dos grandes desafios russos.

Em um comunicado divulgado em julho, um grupo de pesquisadores informou que foram feitas algumas modificações no projeto da nova aeronave. As mudanças foram maiores na parte da empenagem, onde se localiza a cauda e os estabilizadores horizontal e vertical.

A fuselagem também sofreu algumas alterações visando dar maior capacidade para o futuro cargueiro, a seção transversal foi modificada. Agora os pesquisadores se voltam para o desenvolvimento das asas e quais tecnologias serão implementadas no design.

Com o apelido de ‘Slon’, que tem como significado ‘Elefante’, o novo avião russo deverá ter como capacidade para o transporte de cargas entre 150 e 180 toneladas. O Antonov An-124 tem capacidade para transportar 150 toneladas de cargas.

Antonov An-124 Antonov Airlines
Foto: Antonov Airlines

As atenções dos pesquisadores do Instituto Central de Aerodinâmica da Rússia estão para as pontas das asas, na questão de qual tipo será utilizado. Entre os estudos estão winglets com formato de foice, algo similar ao Scimitar, além projetos com a ponta alongada em cada asa.

Os resultados mostraram aumento na qualidade aerodinâmica mas para Alexander Krutov, que é um pesquisador, instalar esses tipos de ‘Winglets’ exigiriam um mecanismo para torna-lo dobrável. 

“É muito cedo, nesta fase, para fazer uma escolha inequívoca, isso tornará a aeronave mais pesada, mais difícil de construir e mais cara de fabricar, mas sua introdução, é claro, terá um efeito positivo em sua aerodinâmica.”

Segundo Krutov, utilizar designs mais simples e menores, iria reduzir o alcance do novo avião mas que a estrutura se tornaria mais leve e preservará as caracteristicas de sustentação das asas.

“A redução da envergadura permitirá que a aeronave seja baseada em um número maior de aeroportos”, disse Krutov.

O design da asa também foi modificado, para além de dar uma melhor aerodinâmica para o avião também será para melhor adaptar os novos motores. Os novos turbofan PD-35 são fabricados na Rússia e serão direcionados especialmente para a nova aeronave que tem como objetivo substituir o Antonov An-124.

“O projeto é dedicado à pesquisa de tecnologias para desenvolver uma aeronave de transporte promissora para substituir a aeronave de transporte pesado de longo alcance An-124 Ruslan. Esta aeronave será projetada para transportar cargas pesadas e volumosas em uma distância de cerca de 7.000 quilômetros [4.349 milhas] a uma velocidade de 850 km/h [528,13 mph]”, informa o Instituto.

 

 

 

Com informações da Flight Global

 

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