BAE Tempest 6ª geração
Imagem: BAE Systems.

(REUTERS) – Os projetos Tempest e FCAS de caças de 6ª Geração poderão se fundir no futuro, afirmou o Comandante da Força Aérea Italiana nesta terça-feira (23). Os dois programas são liderados por países europeus distintos, mas que são membros da OTAN. 

Num momento em que os membros da União Europeia ponderam uma cooperação mais estreita na defesa, sem enfraquecer os laços que alguns países têm com a OTAN, o General Luca Goretti disse que Roma poderia servir de ponte entre a OTAN e os países. 

A Itália aderiu ao programa Tempest porque sentiu que poderia desempenhar um papel maior do que no programa FCAS, acrescentou. Goretti disse que com os dois programas em “fase conceitual” era normal que, neste período inicial, cada país avaliasse opções de tecnologia.

Caça FCAS Alemanha Europa França Espanha
Projeção do futuro NGF/FCAS.

“Mas é natural que essas duas realidades se fundam em uma, porque investir enormes recursos financeiros em dois programas equivalentes é impensável”, disse Goretti aos membros das comissões parlamentares de defesa. 

O projeto Tempest – que inclui a BAE Systems, Rolls-Royce, a fabricante de mísseis MBDA e o braço britânico do grupo de defesa italiano Leonardo – tem um orçamento de 2 bilhões libras do governo britânico até 2025, mais 800 milhões de libras das empresas no mesmo período.

Enquanto a Grã-Bretanha trabalha no Tempest com o objetivo de substituir seus jatos Eurofighter Typhoon em 2040, França, Alemanha e Espanha estão trabalhando no projeto rival FCAS para substituir o Rafale da França e os Eurofighters alemães e espanhóis.

BAE Tempest 6ª Geração
Foto – Peter Nicholls/Reuters

Oficiais militares e da indústria europeus frequentemente especularam que a Europa acabaria com um programa para reunir orçamentos limitados e evitar a repetição dos efeitos prejudiciais da concorrência no passado.

Contudo, especialistas alertam que qualquer acordo para combinar esses sistemas de combate de 6ª Geração permanece distante, já que as empresas consolidam suas posições nos programas existentes. Além disso, o Brexit continua sendo uma ferida política e diplomática.

O recente novo pacto de segurança trilateral entre Austrália, Estados Unidos e Grã-Bretanha, conhecido como AUKUS, é visto pelos analistas como outro obstáculo para uma cooperação significativa em projetos de defesa.

FCAS 6ª Geração
Mock Up do NGF/FCAS.

DEIXE UMA RESPOSTA