A Qantas deve cortar postos de trabalho antes do Natal, ao iniciar o mais recente plano de corte de custos. O movimento ocorre quando o preço das ações da Qantas é negociado em altas recordes, mas a companhia aérea vê turbulência no horizonte e quer se colocar na melhor posição possível para crescer e cumprir as metas de lucro.

O número exato de cargos de trabalhos que serão cortados é desconhecido. Uma “fonte da Qantas”, sem nome, citada em um relatório da The Financial Review, disse que cerca de 400 empregos seriam cortado. Mas Qantas disse que a perda de empregos não seria tão alta.

Um porta-voz disse ao jornal: “Confirmamos recentemente que nosso comitê executivo do grupo reduziria em um e haveria uma consolidação de algumas funções corporativas onde fazia sentido fazê-lo, mas os números citados estão errados”.

A companhia aérea observou que a perda de empregos viria de uma reestruturação corporativa no QG de Sydney, e não de funções operacionais.
 
O porta-voz da Qantas disse: “A Qantas havia sinalizado cortes de empregos em um briefing para investidores realizado no início deste mês. A companhia aérea notou que o enfraquecimento das economias global e local estava pressionando o número de passageiros. Mas a companhia aérea tem planos ambiciosos para melhorar suas margens de lucro e diminuir custos nos próximos cinco anos. Os cortes de trabalho planejados são uma parte da equação.”
 

O CEO da Qantas, Alan Joyce, disse aos investidores no briefing: “No próximo ano, haverá muito mais foco no custo e, nos próximos cinco anos, acreditamos que há um caminho para alcançar melhorias significativas nas margens”.

De acordo com o Sydney Morning Herald , a Qantas tem um plano de cinco anos para aumentar seu lucro em suas operações domésticas de 12% para 18% e na Jetstar de 9% para 22%, alinhando as duas operações aos pares globais.

A Jetstar se concentrará em aumentar sua receita de serviços extras. Atualmente, cerca de 17% da receita da Jetstar vem de receitas acessórias e isso cresce cerca de 8% ao ano. A companhia Low Cost já iniciou até mesmo a cobrança de bagagens de uma forma mais agressiva, diminuindo as franquias..

As operações domésticas da Qantas representam 40% do lucro total do Grupo Qantas. O lucro antes dos juros e impostos estava subjacente ao ano fiscal de 2018/19 de US$ 502 milhões. O chefe de operações domésticas da Qantas, Andrew David, disse que os custos podem ser melhorados com a integração digital, maximizando o tempo que as aeronaves voam, usando ferramentas de planejamento de voo para melhorar a eficiência de combustível e fazendo algumas mudanças nas estratégias de engenharia.

DEIXE UMA RESPOSTA