Foto - Jason Redmond / AFP

A Boeing pode estar ampliando a sua linha de aeronaves com mais um modelo, o 777X Cargueiro. A alteração é mais uma parte da negociação da fabricante norte-americana com a Qatar Airways.

A informação foi repassada pelo próprio presidente-executivo da companhia aérea, Akbar Al Baker, em uma entrevista realizada em São Petersburgo, na Rússia.

De acordo com Al-Baker, a Boeing ofereceu uma versão cargueira do 777X para concorrer diretamente com uma possível versão cargueira do A350-1000, oferecida pela Airbus à Qatar nos últimos meses.

“A Qatar Airways está muito interessada em comprar uma grande frota de cargueiros porque agora temos que começar a substituir nossos antigos cargueiros”, disse ele em uma entrevista em São Petersburgo, ressaltando que ainda está analisando as propostas das duas fabricantes.

Boeing 777X

Apesar disso, Al-Baker não considera necessariamente converter aviões 777-300ER em cargueiros, algo que será possível a partir de 2023. 

Anteriormente o presidente-executivo da Boeing, Dave Calhoun, disse separadamente que o conselho ainda não aprovou uma versão de cargas do 777X. O novo avião pode ser até 12% mais econômico em comparação com os atuais 777F da Qatar Airways. Além disso, a nova versão com base no 777-8X pode levar 40 toneladas a mais de carga, em comparação com o atual 777F.

A frota de carga da Qatar Airways é atualmente composta por 30 cargueiros, todos fabricados pela Boeing.

 

Via: Reuters