Quarto protótipo do Gulfstream G700 realiza seu primeiro voo

Gulfstream G700

O quarto protótipo do jato executivo Gulfstream G700 realizou o seu primeiro voo no último dia 03 de outubro, de acordo com uma publicação da fabricante.

Já no primeiro voo a unidade de testes atingiu uma altitude de 41000 pés e uma velocidade de Mach 0,89, próximo dos limites operacionais do G700. Ao todo, o voo teve duração de quase duas horas.

O novo avião será incorporado na frota de testes para realizar procedimentos de aferição da aviônica, dos sistemas de controle ambiental da aeronave, mecânicos, energia elétrica e hidráulica.

“Este é o quarto primeiro voo que realizamos em apenas oito meses, e isso é um feito verdadeiramente impressionante”, disse o presidente da empresa, Mark Burns, citando que o primeiro voo de um protótipo do G700 foi realizado em fevereiro de 2020.

“Eu já disse: o que diferencia a Gulfstream é que garantimos que nossas aeronaves estejam maduras após a certificação, para que nossos clientes saibam que o que entregamos será seguro, confiável e excederá suas expectativas.”

 

O Gulfstream G700

O G700 tem capacidade para 19 passageiros e que utiliza motores Rolls-Royce Pearl 700, e com especificações que se alinham ao Bombardier Global 7500. 

A primeira aeronave deve ser entregue em 2022, e promete ter um excelente desempenho, como velocidade de cruzeiro Mach 0.9 e alcance de 13900 km.


A Gulfstream também ressalta que está investindo em uma cabine ainda maior em comparação com o jato da concorrente, o Global 7500. A aeronave, no entanto, será compatível com a classificação de tipo e tecnologias do G500 e G600, aviões lançados recentemente pela Gulfstream.

A gama do G700 corresponderá à do G650ER. Mas o G700 será maior, com quase 33,5 m de comprimento, cerca de 3 metros mais longo que o G650ER e cerca de 0,3 metros mais curto que o Global 7500, de acordo com as especificações da Gulfstream e da Bombardier.

A cabine do G700, excluindo o compartimento de bagagem, terá 17,4m de comprimento e 2,5m de largura, enquanto a cabine do Global 7500 tem 16,6m de comprimento e 2,4m de largura. A cabine do G700 terá 1,9 m de altura – uma fração a mais que a cabine do 7500, de acordo com as especificações dos fabricantes.

O G700 terá cinco áreas de cabine, ou quatro mais uma área de descanso da tripulação. 

A altitude da cabine será de 4850 pés na altitude máxima de cruzeiro de 51000 pés, o que equivale quase a altitude de algumas cidades, como Brasília, e o G700 terá um peso máximo de decolagem de 48800 kg.

Os turbofans Pearl 700 do G700 são projetados especificamente para a aeronave e compartilham o núcleo comum da família de motores Pearl, disse a Gulfstream. É esperado um consumo até 3% menor de combustível, em comparação com o mesmo motor do G650ER.

Ele será capaz de decolar de uma pista de 1905 metros com peso máximo de decolagem, e de pousar em 762 metros com um peso típico de aterrissagem.

Destaque nos aviônicos para o sistema Primus Epic da Honeywell, integrado à telas sensíveis ao toque, um sistema Full-Fly-By-Wire e à sidesticks com feedback de comando. A automação permite que o avião esteja pronto para iniciar o voo, e com motores ligados, em apenas 10 minutos de trabalho de um piloto.

 

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