Star Wars Alaska Airlines
Foto: Dylan Rogers

Uma das franquias mais populares da cultura POP, o universo Star Wars conta com uma legião de fãs e apaixonados por cinema que acompanham a saga de forma fiel há décadas. 

Sabendo disso, algumas companhias aéreas aproveitaram o tamanho sucesso da franquia para personalizar a frota de aeronaves ao estilo intergalático. Além da Alaska, a LATAM Brasil, United Airlines e a japonesa All Nippon Airways (ANA) contam com as mais variadas pinturas.

No caso da Alaska Airlines, a companhia personalizou um Boeing 737-800 de matrícula N538AS, este que era o último avião da frota a contar com a livery antiga da companhia. Com o novo figurino, o 737 agora passa a ostentar na sua fuselagem uma batalha de naves Tie Fighter utilizadas pelo Império Galáctico contra a lendária nave rebelde Millenium Falcon pilotada por Han Solo.

Star Wars Alaska Airlines
O N538AS era a última aeronave a ostentar a antiga pintura da Alakska Airlines Foto: Eric SalardCC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

 

 

 

Conheça as demais pinturas especiais do Universo Star Wars

LATAM Brasil
Foto: Rafael Campos

Assim como a LATAM, a Alaska Airlines preparou uma aeronave Boeing com uma pintura especial para celebrar e divulgar o parque temático inaugurado no final de 2019 na área Disney Hollywood Studios, que faz parte do Walt Disney World Resort, na Flórida.

Além disso, outras companhias aéreas também possuem aeronaves personalizadas com pinturas temáticas do Star Wars, é o caso da companhia japonesa All Nippon Airways (ANA) e a norte-americana United Airlines.

No caso da ANA, a companhia personalizou três aeronaves, sendo um Boeing 787-9 inspirado no robô R2-D2 e outros dois Boeing 777 com as cores do C-3PO e o BB-8. Curiosamente, por conta dos novos planos de restruturação de frota da ANA, o 777 do BB-8 foi retirado da frota.

Star Wars
Foto: ANA/Divulgação

Confira abaixo a frota Star Wars da ANA e os respectivos personagens que serviram de inspiração:

ANA Star Wars
R2-D2 conta com uma pintura exclusiva em um Boeing 787 da ANA Foto: Anna Zvereva from Tallinn, Estonia, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Star Wars
Em processo de devolução, o BB-8 está se despedindo da japonesa ANA Foto: ANA/Divulgação
ANA Star Wars
Respectivos robôs (BB-8 e R2-D2) que serviram de inspiração para a ANA Foto: Brickset via Flickr (CC BY 4.0)
Star Wars
A ANA conta com um Boeing 777-200 em homenagem ao emblemático C-3PO Foto: ANA/Divulgação
A apresentação da nova pintura na época contou com a presença dos personagens homenageados pela companhia Foto: ANA

Já a United Airlines em uma ação conjunta com a Disney para a divulgação do filme Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker, pintou no final de 2019 um Boeing 737-800.

A aeronave de tom predominantemente preto, conta duas variações de cores inspirados por sabres de luz, com o vermelho de um lado da aeronave representando o lado negro da força, e azul no lado oposto, representando a força Jedi, com as suas naves X-Wing e TIE Fighter expostas na fuselagem.

 

Qual o seu lado da força?

Star Wars
O lado da Resistência conta com algumas aeronaves X-Wings e o sabre de luz da Rey Foto: Ganesh Panneer (CC BY-NC-SA 4.0)
Star Wars
Com o sabre de luz vermelho do Kylo Ren, o lado negro da força do 737 conta com uma nave TIE Fighter Foto: Frank Kovalchek via Flickr (CC BY-NC 4.0)