Advertisement

RAF recebe primeira aeronave de patrulha marítima, o P-8A Poseidon

A primeira aeronave de patrulha marítima Poseidon MRA Mk.1 de caça submarina (MPA) foi entregue à Royal Air Force.

O MOD está investindo £ 3 bilhões em nove jatos de última geração, que melhorarão o rastreamento de alvos marítimos hostis do Reino Unido, protegerão o dissuasão nuclear contínua marítima britânica e desempenharão um papel central nas missões da Otan no Atlântico Norte.

Close frontal do primeiro P-8A Poseidon da RAF- Foto: RAF

“Essas aeronaves transformarão a qualidade da inteligência disponível para nossas forças armadas”, disse Ben Wallace, Secretário de Defesa.

“Usando os sensores mais avançados do mundo e operando por longos períodos, essas aeronaves transformarão a qualidade da inteligência disponível para nossas forças armadas e protegerão nosso impedimento nuclear vital”, completa o secretário Wallace.

Após uma cerimônia de inauguração em Seattle, a aeronave foi transportada para a Estação Aérea Naval de Jacksonville, na Flórida, onde o pessoal da RAF está sendo treinado para operar a aeronave.

P-8A Poseidon da RAF partindo para o Reino Unido-Foto: RAF

Na chegada, Michelle Sanders, líder da equipe de entrega da DE&S, assinou a papelada para transferir formalmente a aeronave, chamada Pride of Moray, para a propriedade do Reino Unido.

O marechal-chefe Mike Wigston, chefe da equipe aérea, disse: “Poseidon é uma aeronave de patrulha marítima capaz de detectar, rastrear e, se necessário, destruir os submarinos mais avançados do mundo atualmente. 

O primeiro lorde do mar, almirante Tony Radakin, disse: “Poseidon marca uma excelente atualização na capacidade do Reino Unido de realizar operações anti-submarinas. Isso dará ao Reino Unido a capacidade de realizar patrulhas de longo alcance e integrar-se perfeitamente aos nossos aliados da OTAN para fornecer uma capacidade líder mundial. 

O Poseidon MRA Mk.1 foi projetado para realizar missões de vigilância estendidas em altitudes altas e baixas. A aeronave está equipada com sensores de ponta que usam mapeamento de área de alta resolução para encontrar ameaças de superfície e sub-superfície.

A aeronave pode transportar até 129 sonobóias, pequenos dispositivos de detecção que são lançados da aeronave no mar para procurar submarinos inimigos. Os sistemas pesquisam o espaço de batalha sob a superfície do mar e retransmitem as informações acústicas via transmissor de rádio para a aeronave.

A aeronave também estará armada com mísseis anti-superfície Harpoon e torpedos Mk 54 capazes de atacar alvos de superfície e sub-superfície.

Primeiro Poseindon P-8A da RAF- Foto: RAF

Como membros líderes da OTAN, o Reino Unido assinou acordos com as forças armadas dos EUA e da Noruega para cooperar estreitamente na operação de suas frotas Poseidon no Atlântico Norte.

Em agosto deste ano, a ministra da Defesa Anne Marie-Trevelyan recebeu a secretária de Estado norueguesa Tone Skogen na RAF Lossiemouth para aprofundar a parceria dos dois países no programa Poseidon.

Para manter as habilidades necessárias para fornecer essa capacidade vital, a RAF incorporou tripulações aéreas nos esquadrões da MPA na Austrália, Canadá, Nova Zelândia e EUA.

A primeira aeronave chegará à Escócia no início de 2020, com a frota baseada na RAF Lossiemouth em Moray. Todas as nove aeronaves serão entregues até novembro de 2021.

A aeronave será pilotada inicialmente pelo 120 Squadron, que foi erguido originalmente em 1 de janeiro de 1918 e foi o principal esquadrão de guerra anti-submarino da Segunda Guerra Mundial. O esquadrão 201 também participará do programa no devido tempo.

Infográfico do P-8A Poseidon, com suas específicações ténicas

O programa Poseidon MRA Mk.1 está trazendo benefícios econômicos significativos para as comunidades próximas à RAF Lossiemouth . Um total de £ 460 milhões está sendo investido na estação para se preparar para a chegada da nova aeronave, incluindo a construção de uma instalação estratégica de £ 132 milhões para a frota a ser concluída no próximo ano.

O programa também trará cerca de 700 funcionários adicionais para Moray, elevando o número total de funcionários para 2.500.

 

FONTE: RAF

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.