Bombardier CRJ-200 da BoA pronto para seguir viagem

Na noite de ontem(19), um raro Bombardier CRJ-200 da companhia aérea BoA – Boliviana de Aviación, realizou uma operação para o Brasil passando por Brasília e Fortaleza que foi o seu destino final.

A missão do Bombardier CRJ-200 de matrícula CP-2852 da Boliviana foi levar o time de futebol da Bolívia, Jorge Wilstermann para Fortaleza. Na ocasião o time boliviano vai jogar a Copa Sul-Americana contra o Ceará amanhã às 19h15.

O jato partiu do Aeroporto Internacional de Cochabamba na Bolívia, que tem o mesmo nome do time de futebol Jorge Wilstermann. A aeronave partiu da Bolívia no final da tarde, chegando em Brasília por volta de 21h30, com um atraso aproximado de 1 hora e 20 minutos.

Como o CRJ-200 não tem autonomia suficiente para fazer Cochabamba para Fortaleza direto, precisou fazer uma escala em Brasília somente para reabastecer. O reabastecimento durou 1 hora e o avião seguiu viagem pouco depois das 22h30.

A Capital Federal recebeu pela primeira vez um avião da BoA – Boliviana de Aviación, o CRJ costumava ser uma aeronave bem presente no terminal brasiliense. Em 2019 a LATAM operou uma frequência de Assunção para Brasília com CRJ-200 operado pela Paranair, anos antes a Pluna operava voos com CRJ-900 a partir de Montevideo.  

Chegada em Fortaleza

Foto: Juan Cosmo / PSW Aviation

O avião boliviano chegou a capital cearense por volta de 1h30 da manhã com o time do Jorge Wilstermann. O horário tardio não impediu o registro desse raro avião em solo brasileiro, está prevista a segunda operação do modelo para levar de volta o time boliviano.

Como o avião vai estar apenas com a tripulação a bordo, o CRJ não fará escala em Brasília na ida, apenas na volta já com a delegação. 

A Boliviana de Aviación mantém em sua frota um par de jatos CRJ-200, com as matrículas CP-2851 e 2852 que são utilizados em voos regionais ou fretamentos. Além disso, a companhia aérea possui 16 Boeings 737 das versões -300, -700 e -800 junto com 4 Boeings 767-300, dois deles voaram pela TAM Linhas Aéreas.