• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Rede VOA inaugura CCO em Jundiaí para controlar 16 aeroportos

Rede VOA CCO Jundiaí aeroportos
Foto: Alexandre Martins /Divulgação

A Rede VOA inaugurou ontem (25.09) a ampliação do novo CCO (Centro de Controle Operacional) e sua Central R-AFIS, na sua sede, em Jundiaí, que irá centralizar os acionamentos de emergência, de segurança e coordenação de informações meteorológicas e de tráfego nos 16 aeroportos da rede. Acompanhando em tempo real as ocorrências, a central fica 24h conectada aos órgãos de segurança dos municípios, trazendo agilidade às operações.

O investimento no novo CCO foi de R$ 450 mil em equipamentos de ponta, como novos servidores e telas de LED de alta definição, bem como câmeras de monitoramento e informações de condições climáticas. Para Adalberto Caminata, chefe do CCO, a centralização diminui o tempo de resposta a incidentes aéreos e segurança, elevando a qualidade dos aeródromos. “Além de termos nossa própria segurança nos aeroportos e pronta resposta, agora contamos com mais agilidade para acionar a segurança pública. Já na fase de teste do CCO, conseguimos identificar atitudes suspeitas e comunicá-las aos setores de inteligência da polícia”, afirma.

 

Rede VOA CCO Jundiaí aeroportos

Foto: Alexandre Martins /Divulgação

 

O CCO permite a centralização de acionamentos de emergência, padronização de rotinas operacionais, acompanhamento em tempo real de ocorrências, contato centralizado com órgãos públicos de segurança e emergência, plano de capacitação contínua, incluindo a utilização das forças de segurança para treinamento em aeroportos, centralização de tarifação e acompanhamento das companhias aéreas.

Para o presidente da Rede VOA, Marcel Moure, o CCO foi o primeiro passo para a integração regional dos aeroportos, trazendo agilidade e, principalmente, melhorias significativas na gestão de ‘safety & security’. “Temos muitos planos à frente, usando a tecnologia e inteligência artificial para aumentar a segurança em nossos aeroportos, o que nos possibilitará maior controle remoto de todos os sítios aeroportuários do estado. Na parte de meteorologia, seremos o primeiro conceito de EMS III atuando de forma remota no mundo”.

 

Leia também:

 

 

Via: Rede VOA

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.