Advertisement

Relatório indica que passageiro não foi atingido por pá de hélice após trocar de assento em voo

O relatório preliminar de um acidente que ocorreu em janeiro, na África do Sul, envolvendo uma aeronave da Airlink, foi publicado nesta semana, e apresentou os primeiros detalhes do Bird Strike que quebrou a hélice do motor.

De acordo com o relatório, um Abetarda De Koriatingiu a hélice do motor direito da aeronave enquanto esta estava em aproximação para pouso no Aeroporto de Venetia, na África do Sul.

Esse pássaro é considerado uma ave de grandes dimensões, com comprimento situado entre 120 e 150 cm para os machos e 100 a 120 cm para as fêmeas, o peso pode chegar a 19kg.

O pássaro atingiu a hélice enquanto o avião estava voando a 193 km/h.

Como resultado do bird strike, uma pá da hélice do motor direito se partiu, atingindo a fuselagem, adentrando a cabine do BAe Jetstream em alta velocidade, mas não atingiu nenhum passageiro apesar dos estragos.

O relatório emitido pela Autoridade de Aviação Civil da África do Sul (SACAA) também apontou que, no mapa de assentos um passageiro deveria estar sentado no local onde a hélice colidiu com a aeronave, porém, este trocou de assento durante o voo. Por este motivo nenhum passageiro estava na fileira 3 do avião.

Os tripulantes decidiram continuar com o procedimento de pouso, realizado segundos depois, tomando os devidos cuidados para realizar uma operação dentro dos protocolos de segurança.

O relatório final será emitido daqui alguns meses pela SACAA.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.