RIOgaleão Galeão aeroporto
Foto: Divulgação

O RIOgaleão retomou o modelo presencial da premiação do Programa de Eficiência Logística 2021 – PEL, após dois anos acontecendo de forma virtual devido à pandemia. O evento aconteceu no dia 28 de julho, na Casa Firjan, ambiente de inovação, educação, criatividade e tendências da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. A edição deste ano contou com o apoio da Firjan e apresentação do jornalista Alex Escobar, além da participação das empresas que apresentaram o melhor desempenho no terminal de cargas do aeroporto em 2021.

A sexta edição do prêmio contou com a presença do presidente do RIOgaleão, Alexandre Monteiro, e do diretor de Negócios Aéreos do aeroporto, Patrick Fehring e a equipe do terminal de cargas. O Prêmio de Eficiência Logística reconheceu o trabalho desenvolvido pelos principais intervenientes dos processos aduaneiros, visando a melhoria contínua dos procedimentos operacionais e a crescente agilidade nos processos desenvolvidos no setor de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Representantes de várias associações e entidades prestigiaram o evento, como Wagner Victer, diretor-geral da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj); Delmo Pinho, assessor da presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio); e José Antônio de Nascimento Brito, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Ao todo, foram 12 segmentos premiados, entre eles: Automotivo Transporte Terrestre; Instrumentos e Equipamentos Médicos; Farmacêutico; Metal Mecânico; Petróleo & Gás (operações e serviços); entre outros. Assim como na última edição, o PEL 2021 também contará com a premiação de seis destaques nas seguintes categorias: Melhor Companhia Aérea, Importador e Exportador, Agente de Cargas, Despachante Aduaneiro e Transportador Rodoviário. A novidade este ano foi uma homenagem à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), devido à operação para a chegada de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção de vacinas contra a Covid-19.

O ano de 2021 contou com a participação de mais de 470 empresas, dentre elas importadores, agentes de carga, despachantes e transportadores rodoviários, que performaram dentro dos requisitos estabelecidos pelo regulamento do programa.

O diretor de Negócios Aéreos do RIOgaleão, Patrick Fehring, abriu o evento destacando a parceria com a cadeia logística, além do importante papel desenvolvido pelo setor de cargas durante a pandemia. “Estamos muito contentes com o retorno presencial do Programa de Eficiência Logística. Estes dois últimos anos foram desafiadores para todos nós, mas o setor de carga aérea se mostrou extremamente resiliente, tendo sido responsável por fazer com que o Rio de Janeiro mantivesse a sua conexão com o resto do mundo em 2021”, explicou.

Patrick Fehring também destacou importantes resultados conquistados ao longo dos últimos anos, como o tempo médio de liberação de carga que reduziu 63% desde o início da concessão. “Já o valor das importações não parou de crescer. Em 2021, foram importadas mercadorias no valor de R$ 8.5 bilhões, um aumento de 15% em comparação a 2019”, afirmou o diretor de Negócios Aéreos do RIOgaleão.

Ao falar sobre a atuação do terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim, Leandro Lopes, gerente comercial do RIOgaleão Cargo, relembrou a parceria com a Fiocruz para o recebimento dos IFAs, considerada a operação de destaque do ano. “A operação ficará marcada por muito tempo como um dos momentos mais emocionantes da carreira de muitos de nós. Foram 29 embarques de IFAs, que corresponderam na produção de mais de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. O enfrentamento da pandemia ficará nos livros de história como um dos maiores desafios da nossa geração, e a Fiocruz será lembrada como protagonista desse período”, destacou Leandro Lopes.

Atualmente, está em andamento o PEL 2022 que tem suas informações e ranking mensal publicados na página do programa. A ação iniciou em janeiro deste ano e será encerrado em dezembro, com resultados auditados e premiação a ser realizada em 2023.

Rio Galeão aeroporto Galeão aeroporto

Via: RIOgaleão