Advertisement

RIOgaleão recebe primeiro centro de manutenção de aeronaves da United Airlines fora dos EUA

Hangar Centro de Manutenção Aeronaves United Boeing 767 RIOgaleão

Fortalecendo sua área de manutenção de aeronaves, setor tradicionalmente forte no Rio de Janeiro, o aeroporto RIOgaleão e a United Airlines, terceira maior empresa aérea do mundo, celebram a inauguração do primeiro hangar de manutenção de aeronaves da companhia fora dos Estados Unidos. 

O espaço, avaliado em R$ 500 milhões, contará com o maior vão livre do Brasil em uma área total de mais de 60 mil m², sendo um hangar com mais de 20 mil m² de área construída e um prédio auxiliar com mais de 12 mil m².  Essa nova operação da United Airlines e os empregos gerados reforçam o papel do RIOgaleão como motor da economia do Rio de Janeiro.

O novo hangar da United Airlines tem capacidade para receber simultaneamente seis aviões domésticos (narrow-body) e quatro internacionais (wide-body). No entanto, o principal modelo de aeronaves que serão recebidas são os Boeings 767-300 da própria empresa. A United Airlines voa para cerca de 300 destinos e conta com mais de 92 mil funcionários em todo o mundo.

“A instalação do centro de manutenção nos moldes atuais da United Airlines reforça a cadeia produtiva do setor aéreo, estimulando a instalação de outros players do mercado na área e criando um ciclo virtuoso de investimentos, emprego e renda”, comenta Alexandre Monteiro, Presidente do RIOgaleão.

Para completar o hub de manutenção com o desenvolvimento dessa indústria no aeroporto, o RIOgaleão acaba de fechar contrato com a chinesa Drayton Aerospace. A empresa vai operar em um prédio de 7 mil m² no Aeroporto Internacional Tom Jobim para oferecer os serviços de manutenção e fabricação de trens de pouso.  Além disso, o RIOgaleão já conta com um centro de manutenção da GE Celma de 13 mil m², maior empresa de manutenção de turbinas do mundo, que no ano passado desembaraçou 387 motores no Terminal de Cargas RIOgaleão, tornando a operação fluminense da empresa uma referência para a GE Global. 

Mão de obra especializada

A região fluminense é reconhecida internacionalmente pela mão de obra qualificada no setor de manutenção de aeronaves. Em 1978, no hangar onde hoje a United Airlines está situada, funcionava o centro de manutenção da VEM (Varig, Engenharia e Manutenção). Em 2005, a portuguesa TAP entrou no lugar da aérea brasileira, administrando o espaço até 2022, mesmo ano em que a United fechou o contrato com o aeroporto e iniciou as obras de adequação.

“O início da operação é a conclusão de um trabalho desenvolvido durante alguns anos para trazer um player importante para a cidade, que qualifica o Rio e emprega a mão de obra especializada para contribuir efetivamente para o crescimento do estado”, acrescenta Leandro Dantas, Diretor Comercial do RIOgaleão.

 

Veja também:

 

 

Via: RIOgaleão

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.