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Roda de Boeing Dreamlifter solta enquanto avião decolava de aeroporto na Itália

Dreamlifter incidente grave

A roda de um Boeing 747 Dreamlifter, versão especial do jumbo para o transporte de grandes peças e fuselagens da fabricante, caiu enquanto a aeronave decolava nesta terça-feira (11) de Aeroporto de Taranto (TAR), na Itália.

De acordo com informações preliminares, a aeronave de matrícula N718BA perdeu uma roda do trem de pouso principal durante a decolagem, e mesmo assim a aeronave prosseguiu sem demais problemas para Charleston (CHS), na costa leste dos EUA.

Todo o incidente foi registrado em vídeo, onde é possível ver uma fumaça preta saindo da roda, pouco antes dela cair e enquanto o avião alçava os primeiros metros de altitude do voo.

Veja abaixo:

https://twitter.com/BoardingPassRO/status/1579858165407305728

O Dreamlifter estava transportando partes da fuselagem do Boeing 787, que são fabricadas na Itália pela Alenia Aermacchi. O pouso realizado em Charleston é nas proximidades da única linha de montagem final do 787 que está ativa neste momento, visto que a produção em Everett, na costa oeste dos EUA, foi fechada.

A roda foi encontrada algumas horas depois da decolagem em um vinhedo que é localizado no final da pista do aeroporto. O incidente é considerado uma falha séria de segurança, visto que o componente, que pesa cerca de 100kg poderia atingir edifícios ou pessoas localizadas no arredor de algum aeroporto.

 

O Boeing Dreamlifter

Curiosamente, antes de desenvolver este exótico 747, a Boeing utilizava o transporte por navios e estrada para o envio das peças, dificultando o uso de aviões cargueiros por conta do volume ou tamanho de algumas peças do 787, a exemplo das asas.  

Para contornar a situação, a Boeing desenvolveu uma modificação especial para o 747-400, visando viabilizar o transporte de grandes peças do Boeing 787 Dreamliner oriundas da Itália e do Japão para os Estados Unidos via Charlestown, na Carolina do Sul e Everett, em Washington.

O fato de o Dreamlifter possuir um design pouco atraente, fez com que o presidente da Boeing na época, Scott Carson, pedisse desculpas para o designer do 747, Joe Sutter, por “lamentar o que fizemos ao seu avião“.

Ainda que o Dreamlifter tenha um conceito bastante semelhante com o Airbus Beluga para o transporte de peças e seções de fuselagem, este 747 modificado se diferencia do Beluga com a entrada do compartimento de cargas, com o carregamento pelo Dreamlifter sendo pela parte traseira.

Boeing 747 Dreamlifter 787 Dreamliner peças carrgueiro
O carregamento no Dreamlifter é feito pela parte traseira da aeronave Foto: Muroi 8210, (CC BY-SA 4.0), via Wikimedia Commons

Não demorou muito, para que duas unidades convertidas do Dreamlifter estivessem prontas para operarem no ano seguinte, diminuindo o tempo do transporte das asas e demais peças do 787 de 30 dias para cerca de 8 horas. A Boeing passou a contar com a quarta unidade do Dreamlifter apenas em agosto de 2010. 

 

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