A Rolls-Royce e a Qantas fecharam a venda de um clássico Boeing 747, após a companhia australiana aposentar a aeronave.
O Boeing 747-400 escolhido operava com a matrícula VH-OJU, operando por mais de 20 anos na empresa australiana. A aeronave equipada com motores Rolls-Royce RB211 já transportou mais de 2,5 milhões de passageiros, voando 70 milhões de quilômetros ao longo desses anos.
A aeronave foi movida recentemente para a AeroTEC em Moses Lake, Washington. Esta empresa será responsável por uma extensa restauração do avião, que deve durar dois anos no total.
Os 364 assentos do avião devem ser retirados, e o interior vai abrigar uma estação de análise da Rolls-Royce, para receber os novos motores que devem equipar parcialmente este 747. Além disso, os aviônicos devem receber as últimas atualizações.
O avião será sempre pilotado por uma equipe de pilotos de teste especializados.
A finalidade da Rolls-Royce é utilizar este avião juntamente com outro Boeing 747, porém da versão -200, para os testes em voo. O 747 é particularmente útil nessa ocasião pois consegue ser equipado com um motor experimental, com mais três motores “normais”, que equipam originalmente o avião.
A GE, por exemplo, comprou recentemente um Boeing 747-400 para testar o novo GE9X (Clique Aqui para ver mais).