Advertisement

Rostec aposta na American Airlines e Lufthansa como possíveis operadoras do MC-21

MC-21 Rostec American Lufthansa Rússia

Cada vez mais próximo de iniciar a produção em série do MC-21, a Rostec, principal fabricante aeroespacial da Rússia, publicou algumas renderizações de computação gráfica com possíveis operadores do jato russo.

Além da Aeroflot, a Rostec também publicou via redes sociais duas imagens com operadores ocidentais: sendo a American Airlines e a alemã Lufthansa.

Contudo, apesar de ser bastante improvável que estas duas operadoras adquiram o MC-21, a Rostec não descarta a possibilidade de um dia uma dessas companhias optar na compra do jato.

“Até agora, a Lufthansa e a American Airlines usam aeronaves Boeing e Airbus, mas quem sabe o que vai acontecer em 5-10 anos?”, anunciou o fabricante no seu canal do Telegram.

Programado para entrar em serviço a partir de 2024, o MC-21 (ou MS-21) realizou o seu primeiro voo de testes em 2017 e se tornou a principal aposta da Rússia para depender cada vez menos de tecnologias ocidentais, principalmente de sanções que eram impostas antes mesmo da guerra na Ucrânia.

Em decorrência dos conflitos, a pressão e o aumento das sanções dos países ocidentais fizeram que a Rússia optasse por produzir o MC-21 exclusivamente com tecnologias e peças russas. Além disso, o fabricante investiu na introdução de materiais compostos no projeto do MC-21 como uma alternativa na acirrada briga entre o Boeing 737 MAX e o Airbus A320Neo.

“Os passageiros da Aeroflot apreciarão essas vantagens muito em breve – a aeronave entrará no mercado em 2024 e esta companhia aérea se tornará a primeira operadora deste avião. A Lufthansa e a American Airlines podem fazer fila”, concluiu a Rostec.

 

O Irkut MC-21

O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros, sempre em configuração de duas classes. A Irkut promete um custo até 15% menor de operação do MC-21 em comparação com os concorrentes atuais, como o Airbus A321neo.

A Irkut tem mais de 185 encomendas, com mais 100 opções de compra, para o MC-21. Contudo, a maior parte dessas encomendas é proveniente de companhias da Rússia.

Tendo a Aeroflot com o maior número de pedidos da aeronave, a companhia é conhecida por operar por diversos anos da URSS somente com aviões fabricados no país. Atualmente, a companhia conta com uma frota de aviões Airbus e Boeing, com uma pequena presença do SSJ100, fabricado pela Sukhoi na Rússia.

A Aeroflot tem 50 pedidos firmes para o MC-21, e opções de compra para mais 35 aviões. Já o MC-21 acumula um total de 175 pedidos firmes para o MC-21.

Com informações: AeroTime Hub

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: American Airlines, Irkut MC-21, Lufthansa, MC-21, Rússia, Rostec, usaexport