Cada vez mais próximo de iniciar a produção em série do MC-21, a Rostec, principal fabricante aeroespacial da Rússia, publicou algumas renderizações de computação gráfica com possíveis operadores do jato russo.
Além da Aeroflot, a Rostec também publicou via redes sociais duas imagens com operadores ocidentais: sendo a American Airlines e a alemã Lufthansa.
Contudo, apesar de ser bastante improvável que estas duas operadoras adquiram o MC-21, a Rostec não descarta a possibilidade de um dia uma dessas companhias optar na compra do jato.
“Até agora, a Lufthansa e a American Airlines usam aeronaves Boeing e Airbus, mas quem sabe o que vai acontecer em 5-10 anos?”, anunciou o fabricante no seu canal do Telegram.
Programado para entrar em serviço a partir de 2024, o MC-21 (ou MS-21) realizou o seu primeiro voo de testes em 2017 e se tornou a principal aposta da Rússia para depender cada vez menos de tecnologias ocidentais, principalmente de sanções que eram impostas antes mesmo da guerra na Ucrânia.
Em decorrência dos conflitos, a pressão e o aumento das sanções dos países ocidentais fizeram que a Rússia optasse por produzir o MC-21 exclusivamente com tecnologias e peças russas. Além disso, o fabricante investiu na introdução de materiais compostos no projeto do MC-21 como uma alternativa na acirrada briga entre o Boeing 737 MAX e o Airbus A320Neo.
“Os passageiros da Aeroflot apreciarão essas vantagens muito em breve – a aeronave entrará no mercado em 2024 e esta companhia aérea se tornará a primeira operadora deste avião. A Lufthansa e a American Airlines podem fazer fila”, concluiu a Rostec.
O Irkut MC-21
O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros, sempre em configuração de duas classes. A Irkut promete um custo até 15% menor de operação do MC-21 em comparação com os concorrentes atuais, como o Airbus A321neo.
A Irkut tem mais de 185 encomendas, com mais 100 opções de compra, para o MC-21. Contudo, a maior parte dessas encomendas é proveniente de companhias da Rússia.
Tendo a Aeroflot com o maior número de pedidos da aeronave, a companhia é conhecida por operar por diversos anos da URSS somente com aviões fabricados no país. Atualmente, a companhia conta com uma frota de aviões Airbus e Boeing, com uma pequena presença do SSJ100, fabricado pela Sukhoi na Rússia.
A Aeroflot tem 50 pedidos firmes para o MC-21, e opções de compra para mais 35 aviões. Já o MC-21 acumula um total de 175 pedidos firmes para o MC-21.
Com informações: AeroTime Hub
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