Advertisement

RTX Pratt & Whitney revela unidade de carregamento capaz de carregar baterias de alta potência de até 1.500 volts

RTX’s Pratt & Whitney

A Pratt & Whitney Canada anunciou hoje o desenvolvimento de uma unidade de carregamento móvel avançada (MCU) capaz de carregar baterias de alta potência de até 1.500 volts, tornando-a compatível com os padrões do Megawatt Charging System que a indústria está avançando para aplicações de energia de alta tensão.

O MCU foi desenvolvido em colaboração com o Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá (NRC) e o Innovative Vehicle Institute (IVI) como parte do projeto de demonstração de voo híbrido-elétrico RTX.

“Este é o exemplo mais recente do nosso projeto de demonstração de voo híbrido-elétrico, impulsionando a colaboração e a inovação dentro do ecossistema aeroespacial do Canadá para permitir um futuro mais sustentável para a aviação”, disse Alexandre Gagnon, vice-presidente de assuntos corporativos da Pratt & Whitney Canada. “Os sistemas de carregamento bidirecionais de alta tensão serão críticos para um número crescente de sistemas elétricos e híbridos-elétricos, incluindo aeronaves, bem como outras aplicações de transporte.”

O MCU é montado a partir de componentes disponíveis comercialmente e pode fornecer até 280 kW e 1.500 volts. Em colaboração com a IVI, a Pratt & Whitney Canada desenvolveu uma estratégia distribuída de controle e proteção. O NRC se concentrou no projeto de hardware, montagem, teste e entrega de duas unidades de carregador, que serão usadas no projeto de demonstração de voo híbrido-elétrico. A capacidade bidirecional do carregador permite carregar e descarregar baterias, o que cria oportunidades para reciclar a energia não utilizada de volta à rede elétrica.

A Pratt & Whitney Canada continua progredindo nos testes do sistema de propulsão do demonstrador de voo híbrido-elétrico RTX, que visa uma melhoria de 30% na eficiência de combustível e redução nas emissões de CO2 em comparação com os turboélices regionais mais avançados da atualidade. Em 2024, o sistema de propulsão será acoplado a baterias desenvolvidas pela H55 S.A., que serão carregadas através do novo carregador.

A propulsão elétrica híbrida é um componente crítico da estratégia da RTX para permitir uma aviação mais sustentável e apoiar o objetivo da indústria de atingir emissões líquidas zero de CO2 até 2050.

Leia também: 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.