Rússia apresenta novo helicóptero militar não tripulado

Rostec, BAS-750 Drone
Foto: Intel Takes via Twitter @inteltakes

A Rostec State Corporation, empresa estatal da Rússia voltada para a indústria aeroespacial, aproveitou o Fórum Técnico-Militar Internacional Exército-2022 para apresentar o novo BAS-750.

Sendo uma espécie de drone, o BAS-750 é baseado em um helicóptero, se tornando uma versão mais modernizada e com capacidades expandidas em relação ao seu irmão mais novo BAS-200.

Segundo informações do Portal Aviacionline, o BAS-750 pode transportar uma carga útil de até 200 kg e, ao mesmo tempo, pode servir como um transmissor de informações em uma distância de até 150 km. Não se sabe se o novo drone será empregado nos conflitos na Ucrânia. 

Além disso, o drone helicóptero possui teto máximo operacional de 3.500 metros, com a possibilidade de aumentar o seu alcance com a instalação de tanques adicionais na aeronave.

Com o avanço no uso de aeronaves não-tripuladas, a Rostec não descarta criar outras variantes voltadas para reconhecimento militar, guerra anti-submarino e missões de busca e salvamento (SAR).

“O BAS-750 conta com uma gama de sistemas não tripulados multifuncionais capazes de cumprir uma ampla gama de tarefas contínuas. Isso inclui operações de busca, geodésia, mapeamento, vigilância de terras agrícolas, estradas, corpos d’água, infraestrutura de petróleo e gás, linhas de energia, comunicações e dutos, bem como transporte de mercadorias. O drone consegue transportar cargas úteis de até 200 kg a uma velocidade de 180 km/h”, diz Oleg Yevtushenko, CEO da Rostec.

Com informações: Aviacionline

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]