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Rússia: caças stealth Su-57 devem receber novos motores em 2024

Sukhoi Su-57 Rússia stealth caça

A partir deste ano, os caças de quinta geração Sukhoi Su-57 das Forças Aeroespaciais da Rússia (VKS) serão entregues com novos motores. O Saturn AL-51F-1, também chamado de Izdeliye 30 (Produto 30) ou motor de segundo estágio é mais potente e dará capacidade de supercruise – voo supersônico sem pós-combustão – ao Su-57. 

Embora não haja confirmações oficiais, duas fontes próximas das Forças Armadas Russas confirmaram à agência TASS que os novos motores serão instalados no próximo lote caças a ser entregue à VKS. “O motor da segunda etapa foi testado e está pronto para operação”, diz uma das fontes. Outro interlocutor afirma que “todas as aeronaves Su-57 de quinta geração de produção transferidas em 2024 receberão um motor de quinta geração.”

A Rússia já aguarda os novos motores há algum tempo. Atualmente os Felon (como o jato é chamado pela OTAN) usam os Saturn AL-41F-1S, chamados de motores de primeiro estágio, similares ao modelo usado nos caças Sukhoi Su-35S de 4.5 geração. 

Saturn AL-51, ou Izdeliye 30, é o motor de segundo estágio que vai equipar caças Su-57 a partir de 2024.
Saturn AL-51, ou Izdeliye 30, é o motor de segundo estágio que vai equipar caças Su-57 a partir de 2024.

Segundo uma das fontes, 10 aeronaves com os motores antigos foram entregues à Força Aérea em 2023. Ele ainda diz que, embora menos potentes, os Su-57 atuais participam de ações na guerra entre Rússia e Ucrânia, chamada por Moscou de Operação Militar Especial. “Não há planos de substituir os motores de primeiro estágio dos Su-57 já transferidos para as Forças Aeroespaciais por novos motores”, pontua. 

Além de mais potente, o AL-51/Izdeliye 30 aumenta as capacidades furtivas do Su-57 através da redução da assinatura radar e infravermelho da aeronave. Ele também melhora características de manobrabilidade e estabilidade, além de possuir um novo sistema de ignição por plasma, isento de oxigênio nas câmaras de combustão. Com empuxo de 11 toneladas em potência militar (sem pós-combustão), o AL-51 dá ao Su-57 a capacidade de supercruise, podendo voar a 1.6 vezes a velocidade do som (Mach 1.6) sem usar os pós-combustores, melhorando a eficiência da aeronave. 

A VKS espera receber 76 Su-57 até 2027. Até lá, o primeiro jato furtivo da Rússia receberá, além dos novos motores, mísseis avançados, aumento das interfaces com inteligência artificial e integração com o drone de combate Sukhoi S-70, que também apresenta características stealth. A Rússia também planeja uma versão de dois assentos.

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: motor, Rússia, SU-57, usaexport