SSJ

A United Engine Corporation da Rostec criou um sistema de controle automático (ACS) para o novo motor de aeronave PD-8, que está planejado para equipar o avião de passageiros SSJ-NEW.

Os equipamentos que controlam a operação do motor, incluindo parâmetros de empuxo e consumo de combustível, são montados com componentes e materiais 100% russos.

Especialistas da empresa “UEC-STAR” baseada em Perm concluíram o desenvolvimento do PD-8 ACS no menor tempo possível: levou apenas um ano e meio para passar da assinatura do trabalho técnico para a montagem do primeiro protótipo.

A produção em massa deste motor está programada para começar em 2023, quando o trabalho de qualificação estiver concluído e as licenças forem obtidas. A Rússia quer avançar o quanto antes para disponibilizar uma versão atualizada do seu jato regional SSJ.

“O sistema de controle automático do motor PD-8 para equipar o avião SSJ-NEW usado no âmbito do programa de substituição de importações será montado a partir de materiais e componentes eletrônicos completamente nacionais. O sistema tem uma longa vida útil e é resistente a falhas. Em janeiro de 2022, ele concluirá o ajuste fino e os testes de bancada, após o qual será entregue para testes de bancada como parte do novo motor”, disse Vladimir Artyakov, primeiro vice-diretor geral da Rostec State Corporation.

Para recapitular, a Rostec apresentou o “coração” do motor PD-8, no show aéreo MAKS em 2021. Até o momento, duas unidades do motor foram montadas e passaram com sucesso nos testes.

Os testes confirmaram o correto funcionamento das unidades, atendendo aos parâmetros de temperatura e pressão exigidos, e sua conformidade com as normas ambientais pertinentes. A obtenção de um certificado de tipo para o PD-8 está prevista para 2023.

A criação do sistema de propulsão básico PD-8 para uso na aeronave SSJ-NEW é realizada em ampla cooperação entre empresas da UEC, usando a experiência de fabricação do motor PD-14, que equipa o MC-21, outro avião de nova geração da Rússia.