Advertisement

Rússia inicia testes para checar furtividade do Su-57

A Rússia iniciou dois testes essenciais no Sukhoi Su-57, antes da primeira entrega para a Força Aérea da Rússia em 2019. O primeiro é o teste de capacidade de absorver ondas eletromagnéticas em câmara anecoica, e o segundo é o teste de trajes pressurizados para os pilotos de caças.

A Rússia adotou um caminho semelhante ao que os Estados Unidos aplicou na construção do B-2, na década de 90, isso foi divulgado pelos próprios russos.

A maior câmara anecóica da Rússia foi utilizada nos testes para aferir a capacidade essencial de absorver ondas de dois componentes estruturais, o nariz do avião e do canopi, que é a parte transparente que reveste o cockpit, ambas as estruturas são integradas. As asas e os motores já foram testados separadamente na câmara anecóica.

Um manequim piloto foi colocado no interior para melhor fidelidade.

Em entrevista à Zvezda, Andrei Lagarkov, veterano físico russo e diretor do departamento de características especiais do programa Su-57, explicou que o teste permite que os projetistas determinem se a aeronave tem camadas suficientes de camuflagem para evitar a detecção de radares. Se não, o avião é equipado com revestimentos adicionais de uma tinta especial.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.