Rússia realiza “flutter test” no MC-21 equipado com motores nacionais

Irkut MC-21 Rússia PD-14

A fabricante estatal russa Irkut iniciou recentemente os testes de flutter do MC-21. Um protótipo em escala 1:7 foi utilizado para os primeiros ensaios no túnel de vento de alta velocidade do Instituto Aerohidrodinâmico Central.

Obedecendo uma proporção de peso da aeronave original, o teste também colocou em prova os novos materiais compósitos produzidos pela Rússia, e que vão equipar a versão do MC-21 com componentes 100% nacionais.

Irkut MC-21 Rússia

Foto: Instituto Aerohidrodinâmico Central

Com 5,19 metros de envergadura, o protótipo da foto acima pesa cerca de 219 kg. Os testes apontaram que apesar da troca de fornecedores, o novo material composto continuou com a mesma característica dentro do envelope operacional, e não demonstrou tendência a sofrer o efeito “flutter” mesmo acima dos limites operacionais do MC-21.

“O uso do novo material levou a mudanças na rigidez de flexão e torção, bem como na distribuição das características de inércia de massa da asa”, disse Anton Dolgopolov, pesquisador da divisão de análise de resistência de aeronaves do instituto.

O Flutter Test é realizado colocando o avião em uma condição de velocidade acima da suportada, para isso os pilotos aceleram os motores durante o voo e realizam um mergulho da aeronave, com a finalidade de ultrapassar a velocidade máxima estabelecida no projeto.

Visando se tornar menos independente de tecnologias ocidentais, o avião é a principal aposta da Rússia para o mercado de corredor único, hoje dominado pela Airbus e a Boeing. O desenvolvimento do avião está contando com tecnologias exclusivas russas, excluindo a necessidade de importar peças de outros países por conta das sanções econômicas.

Com a expectativa de entrar em operação em 2023, a aeronave terá como cliente de lançamento a Rossiya Airlines, companhia subsidiária da estatal Aeroflot. A Irkut informou que duas aeronaves já estão prontas, mas precisam passar por uma supervisão do fabricante.

 

O Irkut MC-21

O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros, sempre em configuração de duas classes. A Irkut promete um custo até 15% menor de operação do MC-21 em comparação com os concorrentes atuais, como o Airbus A321neo.

A Irkut tem mais de 185 encomendas, com mais 100 opções de compra, para o MC-21. Contudo, a maior parte dessas encomendas é proveniente de companhias da Rússia.

Tendo a Aeroflot com o maior número de pedidos da aeronave, a companhia é conhecida por operar por diversos anos da URSS somente com aviões fabricados no país. Atualmente, a companhia conta com uma frota de aviões Airbus e Boeing, com uma pequena presença do SSJ100, fabricado pela Sukhoi na Rússia.

A Aeroflot tem 50 pedidos firmes para o MC-21, e opções de compra para mais 35 aviões. Já o MC-21 acumula um total de 175 pedidos firmes para o MC-21.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.