A Rússia iniciou nesta terça-feira (11/09), um grande exercício militar na região da Sibéria Oriental e no Extremo Oriente Russo. O exercício recebeu o nome de Vostok 2018, e conta com a participação da China e da Mongólia.

O grande exercício militar é considerado o maior já realizado pelos russos desde o fim da Guerra Fria, em 1991. O Treino Militar ocorrerá até a próxima segunda dia 17 de setembro.

O mesmo já chama a atenção devido suas proporções, são mais de 300 mil militares envolvidos, e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) informou que classifica tal exercício como um “ensaio para um conflito de grande escala”.

Mobilização para o Exercício Vostok-2018- Foto/Divugação: @mod_russia

No que se refere ao contingente treinamento, segundo informações do Ministério da Defesa da Rússia, chefiado por Serguei Shoigu, são cerca de 300 mil militares, 36 mil veículos, 1000 aviões e 80 navios.

Algumas aeronaves que estão participando do exercício são os caças Su-34 e Su-35 e o interceptador Mig 31, além do bombardeiro estratégico TU-95. No cenário terrestre tanques T-80 e T-90 . No Mar a Marinha russa enviou uma parte da Frota do Norte para o exercício Vostok-2018.

Interceptador Mig 31, uma das aeronaves envolvidadas no exercício militar- Foto/Divulgação United Aircraft Corp
Frota do Norte se descolacando para a região de treino da Vostok-2018- Foto/Divulgação @mod_russia

Abaixo um vídeo demostrando a mobilização dos veículos militares envolvidos na grande manobra militar: